Géminis

A start-up britânica Planet Comuputers apresenta o Géminis, que quer reviver o conceito de assistente digital pessoal ou PDA, gadget imprescindível para todo homem de negócios da década de 90 antes da chegada dos smartphones.

O projeto é uma homenagem ao Psion Serie 5, lançado em 1997. Sua semelhança física é evidente, além de alguns detalhes de seu software.

Alguns dos envolvidos nesse projeto participaram da concepção do PDA, como o fundador da Psion, Davir Potter, e Martin Riddford, criador do teclado Psion Serie 5.

 

 

O Géminis é um dispositivo dual boot que executa Android e Linux, com design clamshell que releva um teclado muito semelhante ao lendário Psion Serie 5.

O dispositivo pesa 308 gramas, tem dimensões de 171 x 79 x 15 mm, e conta com um suporte na parte traseira para manter o dispositivo estável em uma mesa.

 

 

O Géminis possui uma tela de 5,99 polegadas (18:9, 2160 x 1080 pixels, 403 ppp), desenvolvido para ser utilizado (quase) exclusivamente na horizontal. Seu teclado não se desmonta da tela, e o dispositivo foi concebido para o trabalho constante com o teclado.

Para seus criadores, o PDA pode alcançar desde estudantes até profissionais de saúde, escritores, administradores de sistema e profissionais de outros segmentos.

 

 

As homenagens ao Serie 5 da Psion também envolvem detalhes de software, como a manutenção do calendário original da agenda da Psion, incluindo o modo de visualização semanal.

O aplicativo agora sincroniza com o Google Calendar e outras ferramentas online, com uma barra de apps e vários atalhos de teclado.

O Géminis também é um telefone 4G, e conta com cinco LEDs localizados em uma das tampas de alumínio para identificar as chamadas recebidas.

 

 

O usuário pode determinar cores personalizadas para diferentes pessoas que ligam, permitindo a identificação com base no número de combinações de cores.

As chamadas podem ser atendidas com o dispositivo fechado, com a ajuda de um botão lateral. O gadget também pode receber chamadas via Skype.

O Géminis chegará ao mercado em versões WiFi (802.11ac) ou WiFi + 4G. Nas especificações, ele recebe um processador deca-core de 2.6 GHz, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, além de slot para microSD, câmera frontal de 5 MP e bateria de 4.220 mAh.

 

 

O preço de venda da variante WiFi + 4G será de US$ 599, e um kit de câmera externa está disponível por US$ 60.