Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Galaxy Z Fold5 vs Galaxy Z Fold4: o que mudou?

Galaxy Z Fold5 vs Galaxy Z Fold4: o que mudou?

Compartilhe

O mundo dos smartphones dobráveis vem conquistando espaço no mercado, e vários fabricantes apresentaram diferentes propostas dentro desse segmento nos últimos meses. A existência dessa concorrência por si confirma o interesse do consumidor nesse tipo de produto.

E não podemos negar que muitos fabricantes de smartphones seguiram uma marca para entregar os seus telefones dobráveis: a Samsung, que é pioneira nessa jornada. Apesar do ceticismo das primeiras versões dos seus produtos, a empresa sul-coreana alcançou um interessante ponto de maturidade, que hoje se traduz em credibilidade.

O lançamento do Galaxy Z Fold5, a mais recente adição à linha de dispositivos dobráveis da Samsung, mostra que a busca por inovação e aprimoramento não tem fim. Mas é preciso descobrir o quanto o novo modelo mudou ou melhorou em relação ao seu antecessor, o Galaxy Z Fold4.

Será que vale a pena pagar a mais pelo modelo mais recente? Ou investir no telefone dobrável do ano passado ainda é melhor?

 

A prioridade nas melhorias de design nos pequenos detalhes

Ao analisar o Galaxy Z Fold5, podemos notar que a Samsung optou por manter a essência do design das gerações anteriores, tanto externamente quanto internamente. No entanto, não se engane pensando que falta novidade neste aspecto.

O elemento que realmente faz a diferença aqui é a dobradiça. A Samsung resolveu um importante problema histórico da linha Galaxy Z Fold ao reduzir o “buraco” que se forma quando o telefone está dobrado, com o seu novo design de dobradiça Flex. Isso deixa o telefone mais confortável no uso como smartphone tradicional, e até mais higiênico.

Esse aprimoramento é sim notável quando comparamos o Galaxy Z Fold4 com o novo Galaxy Z Fold5. A redução de 2,4 mm na espessura e de 10 gramas no peso faz uma grande diferença, já que o novo telefone é mais leve e atraente para o uso diário. A construção de excelente qualidade e os materiais premium utilizados proporcionam uma experiência superior em todos os sentidos.

E é claro que tudo isso cobra um preço, que tende a ser relativamente elevado. É um smartphone premium para usuários que estão dispostos a investir em um dispositivo com uma proposta de design diferenciada. Mas vou deixar para falar da dor no seu bolso ou cartão de crédito mais adiante.

A melhoria na dobradiça também permite uma experiência de uso mais limpa, afastando a preocupação com a entrada de sujeira no aparelho, aumentando a resistência do produto nos mínimos detalhes. E todas essas mudanças estruturais permitiram que a Samsung também acertasse nas telas, que estão melhores.

O novo dispositivo recebe uma tela externa de 6,2 polegadas e uma interna de 7,6 polegadas, ambas com taxa de atualização máxima de 120 Hz, o que garante uma experiência de uso suave e agradável. Aqui, considere mais um avanço do Galaxy Z Fold5 em relação ao modelo lançado no ano passado.

 

Todas as melhorias cobram um preço

A busca pela inovação, maior qualidade de construção e exclusividade tem seu preço.

A Samsung aumentou o preço de base do Galaxy Z Fold5, que tem preço inicial sugerido no Brasil de R$ 13.799 (o Galaxy Z Fold4 custa R$ 12.499), tornando esse telefone um dispositivo ainda mais premium e destinado a um público que busca algo diferente e especial. O investimento é justificado pelas melhorias, mas é importante ressaltar que os smartphones flexíveis ainda requerem uma aposta clara por parte dos consumidores.

Definitivamente, não é o tipo de produto voltado para o grande público. Apenas usuários com necessidades específicas e bem definidas vão investir essa pequena fortuna em um produto como esse. A não ser que você viva no modo “o dinheiro não é um problema para mim” e sabe o que quer com um smartphone dobrável, o Galaxy Z Fold5 muito provavelmente não é para você.

Ainda assim, para aqueles que estão dispostos a explorar o universo dos dispositivos flexíveis, o Galaxy Z Fold5 certamente se destaca como uma excelente escolha. A experiência aprimorada, o conforto de uso sem desdobrar a tela e a qualidade construtiva o tornam uma opção tentadora.

Já para aqueles que desejam economizar e desejam de qualquer maneira um smartphone dobrável com tela ampla, é interessante aproveitar possíveis descontos no Galaxy Z Fold4, algo que deve acontecer com a chegada do novo modelo.

De forma indiscutível, o Galaxy Z Fold5 é um excelente smartphone, entregando melhorias nos detalhes e a potência desejada. Seu preço elevado é compreensível pela proposta de design premium. Mas faça o investimento com consciência e racionalidade.

E não só para esse smartphone, mas para qualquer dispositivo de tecnologia que você vai usar no seu dia a dia.


Compartilhe