Galaxy S8

 

O Galaxy S8 não decepciona nas especificações, e cumpriu com todas as expectativas. Mas tudo nessa vida tem o seu lado bom e o seu lado ruim, e falo nesse post do leitor de digitais do dispositivo, mais especificamente sobre sua posição no smartphone.

Não só é um posicionamento incômodo (por ficar perto da câmera), mas também sua falta de centralidade complica a vida para os usuários destros. Vários usuários reclamaram disso, e questionamos se isso realmente é um problema para os canhotos. E, de acordo com os relatos, a posição não é a ideal se você é destro.

 

galaxy s8 leitor de digitais 02 - Galaxy S8, e o problema do leitor de digitais para destros

 

Se você segura o telefone com a mão esquerda, o leitor fica ligeiramente fora da posição ergonomicamente natural dos dedos, especialmente do indicador, que instintivamente é o utilizado para desbloquear o dispositivo.

Um sensor no centro seria o ideal para a maioria dos usuários, e esse problema pode resultar em dedos na lente enquanto buscamos o sensor. Mas este último detalhe pode ser corrigido com o uso, em uma curva de aprendizado relativamente simples.

 

galaxy s8 teaser - Galaxy S8, e o problema do leitor de digitais para destros

 

É fato que, entre os usuários, o sentimento é o mesmo: a posição do leitor de digitais do Galaxy S8 não foi uma grande ideia, mas… qual seria a melhor posição?

Na parte frontal, seria impossível, pois sacrificaria a bela tela quase sem bordas do dispositivo. Na lateral, como o Xperia Z5, afetaria diretamente na espessura do smartphone. Logo, a solução era mesmo integrá-lo na parte traseira.

É uma boa solução, mas mais na parte de design do que pela comodidade. Teria sido muito melhor centrar esse sensor, como faz a maioria dos demais fabricantes.

Mas como a Samsung arriscou em ser diferente… enfim…