Sejamos sinceros: jogar no smartphone não é uma das coisas mais confortáveis do mundo. Mas com a ajuda de alguns gadgets específicos, a experiência pode ficar mais agradável e menos traumática.

Aqui, temos uma lista de acessórios para smartphones Android e iPhone que podem melhorar de forma considerável a jogabilidade em dos dos jogos móveis mais populares da atualidade: PUBG e Fortnite.

 

Gatilhos extra

 

 

PUBG e Fortnite são jogos frenéticos, que exigem a realização de várias tarefas ao mesmo tempo (se deslocar, apontar, disparar, vigiar o entorno, etc). Muitas coisas para fazer com o dedo ao mesmo tempo.

Por isso, gatilhos extras nas laterais do smartphone ajudam a melhorar a ergonomia com maior comodidade na hora de realizar as ações. Uma vez instalados, basta configurar as ações de cada botão, e pronto: seria como se você estivesse tocando a tela, mas sem ocultar a mesma com nossos dedos ou com gestos mais complexos.

 

 

Os dois jogos permitem a edição da posição de botões de ação do jogo, o que facilita todo o processo. A experiência de jogo se torna muito mais ágil e cômoda, e a estrutura do gatilho só oculta parte da tela, sem bloquear elementos importantes da ação.

E o melhor: com um agarre natural do smartphone, sem precisar pressionar muito os dedos indicadores. Tudo mais rápido e mais cômodo, se aproximando da experiência de um controle para videogames.

 

 

Joysticks físicos

 

 

Oferece melhor ergonomia e transforma o smartphone em um controle de videogames. Ele simula o toque e a resposta tal e como faz um controle de um console, com movimento e inclinação para gestos precisos.

Porém, diferente dos gatilhos extras, os joysticks podem ocultar parte da tela abaixo do seu corpo. Mas pode ser mais cômodo do que arrastar o dedo pela tela.

 

 

Suporte de controle completo

 

 

O suporte não apenas ajuda a sustentar melhor o smartphone durante longas partidas, mas também adiciona botões e funcionalidades. São mais caros que gatilhos ou botões físicos, mas entrega uma experiência muito mais cômoda e completa.

Os grips que simulam os controles do videogame entregam um agarre mais firme e cômodo, além de liberar o polegar para tocar a tela de forma cômoda. Se adaptam a diferentes tamanhos de smartphone, e alguns ainda contam com adicionais, como um suporte para superfícies planas.

É mais incômodo para o uso em qualquer lugar, mas é mais cômodo para uma experiência gaming de um modo geral.

 

 

Controle sem fio

 

 

A opção mais cômoda de todas, mesmo não sendo a mais ágil, pois exige uma conexão Bluetooth e, somado com a latência de internet do próprio jogo, pode te dar uma desvantagem competitiva quando jogamos contra gamers de console ou PC.

A boa notícia nesse caso é a total ergonomia para controlar cada função do jogo com seu respectivo botão. Isso torna movimentos e diferentes ações mais cômodas, além de uma resposta mais rápida nas ações do jogo.

A tela fica 100% disponível para o gamer, o que é excelente para localização dos elementos do jogo. Por outro lado, seu preço é mais elevado e seu transporte é mais complexo, pois alguns controles são tão grandes quanto o próprio smartphone. Logo, ele está mais para ser mais um periférico para quem quer jogar em casa.