TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Gadget do Dia | Frog Boy Color | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | Gadget do Dia | Frog Boy Color

Gadget do Dia | Frog Boy Color

Compartilhe

Os consoles portáteis da Nintendo são icônicos porque entregam uma ótima qualidade de construção, excelentes jogos e uma experiência de uso inigualável.

Por isso, não é de se estranhar que muitos entusiastas desses consoles apresentam de tempos em tempos versões alternativas desses produtos, tanto pela diversão do processo de construção quanto pela nostalgia.

Neste caso em especial, temos o Frog Boy Color, uma espécie de “Frankenstein” entre dois dos melhores consoles portáteis da Nintendo. E não tem nada melhor do que ver a fusão de dois mundos funcionando.

 

Por que o Frog Boy Color existe?

O LeggoMyFroggo é um entusiasta do Game Boy Color, e o responsável pelo ambicioso projeto Frog Boy Color. O seu produto reconstrói o icônico console portátil, combinando o melhor da GBC com o formato ergonômico da Game Boy Advance.

Entre o Game Boy Color e o Game Boy Advance, o salto de tempo e evolutivo é significativo. Aliás, o GBA se tornou muito popular em 1998 também por causa do seu preço de lançamento, na casa dos US$ 79,95.

Um dos motivos que motivaram o LeggoMyFroggo a criar o Frog Boy Color da forma como ele idealizou (combinando o hardware do GBC com o formato do GBA) foi a retrocompatibilidade.

Rodar jogos do GB ou GBC em uma tela menor sempre foi um problema para os jogadores do passado, e se tornou algo ainda pior para os gamers do presente.

Logo, a solução foi criar um console novo e em formato híbrido, o que vai melhorar a experiência dos jogos do GBC de forma considerável.

 

As regras do Frog Boy Color

O novo design do produto segue cinco regras cruciais:

  1. utiliza hardware original para compatibilidade total;
  2. adota o formato wide da GBA
  3. incorpora suporte para o painel LCD Q5
  4. converte áudio para estéreo (com suporte a fones no hardware original)
  5. apresenta um conveniente porta USB tipo C para carregar duas baterias

O Frog Boy Color não é um projeto para iniciantes na fabricação e montagem de consoles portáteis, já que ele é da categoria “surface mount”, exigindo um pouco mais de conhecimentos avançados.

A jornada de LeggoMyFroggo na concepção desenvolvimento do Frog Boy Color envolveu mais de 50 protótipos, com o PCB criado do zero.

Tudo isso resultou em problemas diversos que precisavam ser superados, como o áudio ruidoso e um circuito de reset mais complexo. Todos os problemas foram resolvidos em revisões subsequentes.

Para dar forma ao produto, o LeggoMyFroggo utilizou a impressão 3D para criar a carcaça do console. Foram múltiplos projetos até alcançar o resultado que superou os problemas técnicos típicos desse tipo de projeto.

A criação do PCB envolveu cortes e ajustes para se tornar viável. E o projeto final está disponível no GitHub, o que gera expectativas sobre a possível disponibilidade do kit de fabricação do Frog Boy Color

O resultado final do console é incrível, e todos os detalhes essenciais sobre a sua construção foram compartilhados, incluindo os problemas e soluções. Tudo está no GitHub para que os mais corajosos tentem montar a sua versão do Frog Boy Color.

E a nostalgia vence novamente, com uma boa dose de inovação e criatividade. Se a Nintendo lançar um Game Boy Color repaginado e com esse formato em 2024, não vamos reclamar (mas sabemos de quem ela copiou a ideia).


Compartilhe