Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notebooks, Ultrabooks e Conversíveis | Gadget do dia: ASUS Chromebook CX1

Gadget do dia: ASUS Chromebook CX1

Compartilhe

Eu ainda defendo a validade do ChromeOS no mercado de computadores, pois esse sistema operacional evoluiu para algo ainda mais versátil e produtivo que a sua ideia original, o que é ótimo para todos que procuram um notebook barato e competente para a produtividade básica.

Dito isso, vale a pena dar um destaque para o ASUS Chromebook CX1, um notebook que cumpre com todos os requisitos básicos que esperamos de um equipamento com ChromeOS. Ele é leve, resistente e econômico. E isso basta.

Neste post, vamos mostrar as principais características técnicas do ASUS Chromebook CX1, e apontar o perfil do usuário que deve ser atendido por um produto como esse.

 

 

 

Por que você deve pensar em um Chromebook para chamar de seu?

Existem alguns motivos muito específicos e válidos para que qualquer pessoa considere o uso de um Chromebook para o seu dia a dia, mesmo contando com equipamentos mais potentes e completos (eventualmente).

Para começo de conversa, não é de hoje que os Chromebooks são uma alternativa real aos PCs com Windows ou Mac em praticamente todo e qualquer campo de uso informático, principalmente para aqueles usuários que não podem gastar tanto dinheiro com um computador portátil.

Com o passar do tempo, o ChromeOS foi melhorando os seus pontos mais débeis: ampliou o seu suporte para aplicativos de diferentes plataformas, melhorou o seu uso offline e deixando o equipamento mais independente da internet, tornou a sua interface mais próxima de um desktop moderno, entre outras inovações.

Ao mesmo tempo, conseguiu manter as principais vantagens que marcam a sua identidade desde a sua chegada ao mercado: a facilidade de uso, onde qualquer pessoa sem experiência em um computador poderá utilizar o sistema operacional logo de cara, além de recursos de administração mais acessíveis e uma segurança mais robusta, pela própria natureza do sistema operacional (que, basicamente, é o Google Chrome funcionando o tempo todo).

Mesmo que o ChromeOS não conte com a vasta oferta de aplicativos e equipamentos com Windows, todos os fabricantes OEM que apostaram nesse sistema operacional contam com equipamentos bem interessantes e com preço competitivo.

E esses elementos foram fundamentais para a expansão do ChromeOS, que hoje é capaz de bater de frente com o Windows em determinados segmentos de mercado, principalmente no setor educacional.

 

 

 

Sobre o ASUS Chromebook CX1

O ASUS Chromebook CX1 possui uma tela de 14 polegadas, o que o torna um pouco maior do que boa parte dos modelos de notebooks com ChromeOS que testamos aqui no TargetHD.net. O usuário poderá escolher três tipos de tela, de acordo com a resolução, nível de brilho e suporte para paletas de cor.

Sua dobradiça de 180 graus permite que o dispositivo seja aberto por completo para posicionamento sobre uma mesa, o que facilita o compartilhamento de ideias, imagens e desenhos quando estamos trabalhando com amigos, colegas de trabalho ou clientes.

Essa maior versatilidade de design também contribui para atender aos propósitos de uso em diferentes frentes, o que pode chamar a atenção de um número ainda maior de usuários.

O ASUS Chromebook CX1 conta com um chassi de policarbonato, o que deixa o portátil mais leve (1.45 kg) e fino (18.6 mm). E isso não é pouco, considerando que estamos diante de um notebook que tem como uma de suas principais características a maior resistência a quedas, pancadas e outros acidentes.

É importante lembrar que este portátil conta com o padrão de resistência militar MIL-STD 810H, e ser leve e fino desse jeito é uma baita vitória da ASUS no desenvolvimento do design desse notebook.

Esse Chromebook recebe um processador Intel Pentium Silver de quatro núcleos, acompanhado por 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. E isso é mais que suficiente para que o ChromeOS funcione de forma plena, com um desempenho impecável para as tarefas do dia a dia em qualquer lugar.

Outro ponto de destaque do ASUS Chromebook CX1 é o suporte para o WIFi 6, que é melhorado com o recurso WiFi Master para ChromeOS da ASUS. Essa tecnologia promete uma velocidade de internet sem fio ainda maior, mais estável e com um maior alcance entre as conexões sem fio.

O portátil também conta com duas portas USB-C 3.2, conector para fones de ouvido e microfone combinado e slot para cartões microSD. Seu teclado parece ser muito competente para longos períodos de digitação, pois conta com teclas em formato chiclet e percurso de acionamento de 1.4 mm.

Por fim, sua bateria promete até 12 horas de uso, mas sem detalhar as condições (brilho de tela, se o uso é moderado ou intenso, regime de desempenho etc.). E isso só poderá ser comprovado quando eventualmente tivermos acesso ao equipamento para um uso prático.

O dispositivo vai receber atualizações do ChromeOS constantemente, proteção antivírus integrada, suporte ao controle por voz via Google Assistente e 12 meses grátis do serviço Google One com 100 GB de armazenamento na nuvem.

 

 

 

ASUS Chromebook CX1: quanto custa?

A ASUS não confirmou o preço e a janela de disponibilidade de compra do ASUS Chromebook CX1. Também não há qualquer tipo de previsão de lançamento para o mercado brasileiro.

Mas como estamos diante de um notebook com especificações mais básicas e evidente perfil para o mercado econômico, podemos deduzir que o seu preço final deve ser muito moderado, competitivo e ao alcance de todos os orçamentos.

É o típico notebook básico que é perfeito para qualquer tipo de usuário e consumo, seja ele pessoal, empresarial ou educacional.


Compartilhe