Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como conectar o celular ao PC via Bluetooth

Como conectar o celular ao PC via Bluetooth

Compartilhe

Não é a primeira vez que você lê sobre a importância em conectar o smartphone ao seu computador. Mas dessa vez, vamos mostrar como você pode fazer isso através da conectividade Bluetooth, um elemento que está presente em todos os telefones atuais.

Vincular o smartphone ao computador é algo que pode ser bem útil para aqueles usuários mais produtivos, permitindo que você realize uma série de tarefas a partir de um único aplicativo ou dispositivo, dependendo da situação.

Neste post, vamos mostrar como você pode configurar o seu smartphone pra se conectar ao PC via Bluetooth.

 

 

 

Por que você deve se interessar por esse tipo de interação?

O Bluetooth existe em nossas vidas há muito tempo, e só melhorou nos últimos anos, se tornando mais veloz e estável. E essa evolução faz com que a conectividade sem fio entre o smartphone e o PC se torne algo cada vez melhor, mais prático e mais útil para usuários com diferentes perfis e necessidades.

Tudo bem, o Bluetooth ainda conta com uma importante limitação, que a distância entre os dispositivos (normalmente não conseguimos a interação quando o PC e o smartphone estão em uma distância superior a 10 metros). Mas esse modo de interação é muito mais prático que manter um cabo conectando os dois gadgets, e é isso o que realmente importa.

O lado positivo do Bluetooth é a maior comodidade para manter os dispositivos vinculados. Além disso, esse vínculo oferece uma forma bem original de controle do nosso PC, já que o telefone pode assumir o papel de um teclado ou mouse.

Pois bem, agora que mostramos os motivos que justificam o aprendizado deste formato de interação entre o PC e o smartphone, vamos mostrar a partir de agora como é possível estabelecer o vínculo entre os dois dispositivos através da conectividade Bluetooth.

 

 

 

Como conectar PC e smartphone via Bluetooth

A primeira coisa que você precisa fazer é a mais óbvia: descobrir se os dois dispositivos envolvidos nessa conexão contam com o Bluetooth integrado. E é muito difícil que um gadget atual não conte com esse tipo de conexão no presente. Se o computador não possui essa tecnologia sem fio integrada, use um dongle compatível (algo bem barato e fácil de configurar).

Feito isso, chegou a hora de emparelhar os dois dispositivos. Ambos devem estar com o Bluetooth habilitado para tudo funcionar.

Nos smartphones Android, entre em Ajustes > Dispositivos Conectados > Bluetooth. No iPhone, o caminho é similar, mas você pode acessar o recurso de forma direta nas Configurações do telefone.

No computador, habilite o Bluetooth no Windows. Vá em Início > Configurações > Dispositivos > Bluetooth, e clique em Agregar. Então, siga os passos para conectar o computador ao smartphone e, a partir de agora, é possível enviar arquivos de um dispositivo para outro. Por fim, escolha essa tecnologia como a opção principal para transferir o arquivo selecionado.

Como você pode ver, esse é um método bem simples e rápido para conectar qualquer smartphone ao PC via Bluetooth, eliminando para sempre o uso de cabos para a transmissão de arquivos entre os dois dispositivos.

Tal dica vai aumentar a produtividade de qualquer usuário que precisa trabalhar com dados entre os dois dispositivos conectados. É altamente recomendado para quem quer poupar tempo no trabalho diário e deseja uma melhor experiência de uso com os dois dispositivos.


Compartilhe