TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia “Forçar parada no aplicativo”: tem como parar com isso, Android? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | “Forçar parada no aplicativo”: tem como parar com isso, Android?

“Forçar parada no aplicativo”: tem como parar com isso, Android?

Compartilhe

Você já se perguntou por que o seu smartphone costuma exibir com certa frequência o aviso para forçar a parada da execução de um aplicativo ou serviço? Isso fez parte do Android ao longo de anos, e serve para resolver problemas de execução ou outros erros internos.

Porém, nas últimas versões do Android, nem é preciso confirmar a interrupção do software. Algo que é bem estranho, para dizer o mínimo. Por isso, vale a pena saber um pouco mais sobre o assunto, e conhecer as possíveis soluções para que isso não se repita.

 

 

 

Por que essa mensagem aparece?

 

Dois cenários explicam a exibição dessa mensagem nos smartphones Android.

O primeiro motivo está relacionado com algum problema em um aplicativo que deixou de responder e precisa ser fechado. O segundo motivo é para economizar bateria com processos que estão em segundo plano.

Desde o Android 11, o recurso de forçar parada do dispositivo não exibe uma mensagem de alerta sobre o mesmo, fechando o aplicativo problemático e seguindo com a vida para um bom desempenho do telefone.

 

 

 

Forçar o fechamento do aplicativo é algo ruim?

 

Em teoria, não, pois este é um procedimento recomendado pelo Google. Porém, a prática de forçar o fechamento de um app pode ser positivo ou negativo, dependendo da sua finalidade.

Se existe um erro no aplicativo, o procedimento é sempre positivo, pois vai livrar você de problemas de funcionamento. Por outro lado, forçar a parada de um app para conter um elevado consumo de bateria é algo contraditório, já que o próprio Android pode voltar a executar esses programas cuja parada foi forçada poucos segundos depois do procedimento. E aplicativos mais corriqueiros vão pedir mais recursos na hora de abrir e fechar programas o tempo todo.

 

 

 

Como evitar isso?

 

Não há uma forma de controlar a parada forçada de aplicativos na maioria dos smartphones Android. O que você pode fazer é, de forma individual, parar a execução de alguns aplicativos que consome mais recursos.

Para isso, siga os passos:

 

  1. No smartphone, entre em Ajustes.
  2. Na barra de buscas, procure por Otimização de Bateria.
  3. Dentro deste item, você verá todos os processos ativos no seu smarpthone que podem ser fechados. Escolha aqueles em funcionamento que precisam ser suspensos e pronto.

 

 

 

Efeitos colaterais

 

Para alguns apps que vão parar de funcionar de forma forçada, as notificações não mais serão exibidas. Logo, vale a pena você analisar bem quais serão os software que não terão mais as notificações, pois em alguns casos (como apps de mensagens instantâneas) é melhor gastar mais bateria e manter o aplicativo funcionando em segundo plano o tempo todo.


Compartilhe