Como ativar o Modo Lite do Google Chrome para Android

Compartilhe

O Google Chrome repete nas plataformas móveis o mesmo sucesso consolidado nos desktops, e é o navegador mobile web mais utilizado do mundo. Boa parte desse sucesso está na sua capacidade de sincronização com os demais aplicativos dentro do ecossistema do Google.

Porém, isso não quer dizer que este é o melhor navegador mobile web que você pode encontrar no mercado. O Google Chrome para smartphones conta com alguns problemas e inconvenientes, como a velocidade do navegador, que é bem lenta ou abaixo do ideal.

O problema é real a ponto do Google reconhecer a sua existência, trabalhando em recursos para melhorar a velocidade e o consumo de dados da internet a cada atualização do navegador. E uma dessas atualizações foi a versão Lite do Google Chrome para smartphones.

 

 

 

Conheça o Modo Lite do Google Chrome Mobile

 

Os modos Lite são recursos que armazenam uma quantidade de conteúdo menor no dispositivo, mas mantendo um desempenho útil para todos os sites e aplicativos. Se tornaram muito populares nas suas respectivas versões do Twitter e Facebook.

O Google informa que, quando utilizamos o modo Lite, parte do tráfego web passa pelos servidores da empresa antes de ser armazenado no dispositivo. Páginas carregadas mais lentas podem ser simplificadas pelos servidores para que menos dados sejam descarregados no dispositivo. Na maioria dos casos, as páginas vão funcionar da mesma forma, entregando a mesma aparência.

 

 

 

Antes de utilizar o Modo Lite, leve isso em consideração

 

Tenha em mente que o modo Lite não funciona no modo de navegação privada, obrigando assim a visualização dos sites no modo padrão. Além disso, alguns sites podem ter problemas para encontrar a sua localização, por conta das restrições aplicadas ao mesmo para reduzir o consumo de recursos do dispositivo.

Também existe a possibilidade de você não poder visualizar e utilizar páginas que estão em uma rede local, como no caso dos sites internos de sua empresa, e alguns problemas podem aparecer na hora de acessar os serviços de dados de alta qualidade fornecidos pela sua operadora de telefonia móvel.

As páginas seguras que usam o HTTPS são enviadas para o Google para uma carga mais rápida da página. Porém, só é enviada a URL, e o Chrome não compartilha seu cookies nem os seus dados pessoais com o Google.

 

 

 

Como instalar o Modo Lite

 

1) Em seu telefone ou tablet Android, abra o aplicativo do Google Chrome.
2) No canto superior direito, toque em Mais > Configurações.
3) Em “Configurações avançadas”, toque no Modo Lite, e habilite o recurso.
4) Se você estiver em uma versão simplificada de uma página, você pode voltar para a versão original sem alterar suas configurações. Para visualizar a página original, pressione Lite e, em seguida, clique no comando que exibe a página original.

 

 

 

Como ver quantos dados você economizou no Modo Lite

 

1) m seu telefone ou tablet Android, abra o aplicativo Google Chrome.
2) Toque em Mais > Configurações.
3) Toque em Modo Lite. Na parte inferior, você verá uma lista dos sites visitados e a quantidade de dados que você economizou.

 

O Modo Lite do Google Chrome é muito útil para usuários com problemas de espaço de armazenamento no smartphone. Logo, vale a pena dar uma chance para o recurso.


Compartilhe