Depois de 146 longos dias, a greve chegou ao fim.
Após quase cinco meses de tensa negociação e uma greve que abalou a indústria do entretenimento, finalmente um acordo foi alcançado entre o Writers Guild of America (Sindicato dos Roteiristas) e a poderosa associação de produtoras, a Alliance of Motion Picture and Television Producers.
Os últimos cinco dias foram marcados por debates intensos, estendendo-se além das expectativas originais devido à complexidade dos tópicos em pauta, principalmente a questão da inteligência artificial (IA) e como ela moldará o trabalho dos roteiristas no futuro.
E o que acontece a partir de agora?
Agora, a bola está nas mãos das partes envolvidas para aprovar e ratificar o contrato.
Desde o último domingo à noite (24), os piquetes foram suspensos, sinalizando um passo positivo rumo à normalidade na indústria. A próxima etapa inclui uma votação que acontece hoje (25) para formalizar o fim da greve, embora é sempre importante lembrar que a ação ainda permanece oficialmente em vigor até que o sindicato dê seu selo de aprovação definitivo.
A aprovação final será um processo que envolve os conselhos leste e oeste da WGA, seguidos pela ratificação dos 11.000 membros do sindicato. O Sindicato dos Roteiristas está aguardando pacientemente até que os últimos detalhes sejam totalmente acertados para so então compartilhar o acordo como um todo.
O que é importante observar é que a WGA demonstra satisfação no acordo alcançado, considerando os termos como “excepcionais”.
Vale a pena lembrar a greve de roteiristas de 2007, que causou estragos na indústria do entretenimento e trouxe consigo uma série de consequências negativas. A greve deste ano já teve sua primeira vítima: a produção “Os Aneis do Poder” (Amazon Prime Video), demonstrando o impacto real que esses conflitos podem ter no mundo do cinema e da televisão.
União, resiliência e resistência
A WGA atribui o sucesso da negociação à solidariedade demonstrada por todos os roteiristas e à pressão exercida por eles como um grupo coeso. A influência gerada pela greve foi fundamental para trazer as empresas de volta à mesa de negociação e chegar a um acordo que beneficiasse ambas as partes.
Embora as reivindicações específicas não tenham sido detalhadas no texto, alguns pontos cruciais merecem destaque. Entre eles, a abordagem da IA e como sua incorporação afetará o trabalho dos roteiristas no futuro.
Além disso, a questão do pagamento justo de residuais após a exibição de séries e filmes em plataformas de streaming foi central nas discussões. Esse sistema de pagamento, baseado na receita e nos lucros das produções, busca garantir que os roteiristas recebam uma parcela justa de acordo com o sucesso das obras.
Outro ponto relevante nas negociações foi a recuperação das “salas de roteiristas”, que haviam caído em desuso com a ascensão das plataformas de streaming e seu sistema baseado em “mini-salas”. Isso representa uma mudança significativa na dinâmica de criação de conteúdo e, possivelmente, influenciará a qualidade e a originalidade das futuras produções.
O que muda para nós?
Para o público em geral, a mudança mais perceptível provavelmente será relacionada aos residuais. Se os números de audiência e visualizações de filmes e séries se tornarem mais transparentes, isso não apenas beneficiará os roteiristas, mas também os espectadores e clientes das plataformas de streaming. Ter acesso a dados mais claros tornará mais fácil determinar o sucesso ou o fracasso de uma série ou filme, fornecendo uma visão mais precisa do que o público está assistindo.
O impacto da greve não deve ser subestimado. Com estimativas apontando para perdas de cerca de 5 bilhões de dólares durante os cinco meses de paralisação, é provável que a indústria do entretenimento enfrente um período de produções mais modestas e atrasos nos lançamentos. A recuperação total pode levar até a primavera do próximo ano (no hemisfério norte).
É importante observar que os atores e atrizes continuam em greve, adicionando outra camada de complexidade e incerteza ao cenário da indústria do entretenimento. Ou seja, ainda podemos ter atrasos nas produções de séries de TV e filmes, já que essa importante categoria dentro do setor ainda está paralisada.
Aguardemos pelos próximos acontecimentos.