Família e tecnologia: como a inovação pode ajudar na relação entre pais e filhos | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Família e tecnologia: como a inovação pode ajudar na relação entre pais e filhos

Compartilhe

Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/menino-telefone-celular-v%C3%ADcio-3360415/

As crianças são fascinadas por objetos tecnológicos. Que tal usar isso à seu favor? Saiba como a tecnologia pode ajudar na relação entre pais e filhos.

 

 

Se você tem filhos ou sobrinhos já deve ter presenciado a seguinte cena: tirou o celular do bolso e o pequeno quis ter acesso ao objeto imediatamente. As crianças são altamente atraídas pela tecnologia e a facilidade de aprendizado faz com que elas entendam o funcionamento do smartphone ou da tablet em poucos minutos. Muitas pessoas falam que família e tecnologia não combinam, mas a verdade é que inovação pode ajudar na relação entre pais e filhos, aproximando gerações para compartilhar novas experiências.

É claro que toda exposição à tecnologia deve ser feita de forma saudável, sem excessos e com a presença dos pais ou responsáveis. Afinal, estamos falando de crianças, seres humanos em construção que ainda não conhecem conceitos de perigo e de segurança. Seja ao realizar uma pesquisa, experimentar um novo jogo ou mesmo assistindo canais no YouTube, onde os pequenos estão cada vez mais imersos, é sempre possível extrair algo de positivo desse uso. 

 

A tecnologia como ferramenta de ensino

A velha comparação de que crianças são como esponjas continua válida. Afinal, o cérebro do ser humano nessa fase da vida tem uma enorme capacidade de aprendizado, fazendo com que sejamos capazes de memorizar movimentos, falas e até conceitos importantes para nosso círculo social. Basta observar como as crianças aprendem rapidamente a mover as telas do smartphone com seus pequenos dedinhos. 

E se o aprendizado do uso do celular em si é rápido, os pais podem aproveitar a experiência para passar importantes lições para os filhos. Já existem centenas de jogos educativos, com diferentes funções, no mercado. Esses aplicativos são capazes de ensinar desde operações matemáticas e alfabetização inicial, até recursos específicos para crianças com autismo ou outras síndromes. Assim, a gente consegue aproximar unir a tecnologia e família da melhor forma possível.

A presença de vários aplicativos podem confundir os pais na hora de escolher, o que faz com que as listas de melhores aplicativos de celular para as crianças sejam muito úteis, especialmente aquelas elaboradas por especialistas. Além disso, compartilhar a informação com outros pais e professores pode gerar uma comunidade rica em conteúdo e compartilhamento de dicas interessantes.

Assim, os pais não precisam encarar a tecnologia como algo ruim. De fato, a inovação pode ajudar na relação entre pais e filhos ao criar assunto para conversas, unir gerações no momento do aprendizado, servir como ponte para resolução de dúvidas, entre outros. Mostre para seus filhos que é possível ter um momento de qualidade no celular, aproveitando ao máximo o que a tecnologia pode nos oferecer.

 

Cuidados no uso do celular

Sim, é possível utilizar o smartphone como ferramenta de aprendizado das crianças. Porém, é importante entender que esse não é um “brinquedo”. O celular, muitas vezes, é um instrumento de trabalho dos pais, fonte de contatos pessoais e até conta com a presença conteúdos impróprios para as crianças, afinal, nem sempre controlamos o que as pessoas falam nos grupos de Whatsapp. Por isso, é tão importante que os pais fiquem sempre atentos ao que os filhos estão pesquisando. Nesse caso, além de ficar de olho enquanto eles utilizam o celular, você pode verificar o histórico de uso para saber o que eles acessaram.

Agora, se o seu filho já tem idade para ter o próprio celular, você pode instalar um aplicativo de segurança no equipamento para conferir em tempo real onde a criança ou adolescente está. Um exemplo é o App Find My Kids, que oferece o serviço de monitoramento parental para saber a localização de outro dispositivo, além do histórico dos locais visitados. Quem mora em grandes cidades sabe como a segurança é precária, o App Find My Kids é uma boa forma de saber o que as crianças estão fazendo sem atrapalhar suas atividades.

Unir a família e tecnologia pode não ser uma tarefa das mais fáceis, mas já que os equipamentos evoluíram, temos o dever de utilizá-los à nosso favor. Perceba como a inovação pode ajudar na relação entre pais e filhos e como você pode aplicá-la em sua casa, seja por meio do App Find My Kids ou de outros recursos. No final, o importante são os momentos vividos com os pequenos, não a ferramenta escolhida.


Compartilhe