O Facebook quer acabar com o catfish, ou os anônimos que conquistam outras pessoas fingindo ser uma pessoa completamente diferente.

A rede social de Mark Zuckerberg está testando uma nova função para o recurso de reconhecimento facial, que etiqueta os seus amigos com as fotos que você sobe para a plataforma, ou quando eles marcam você nas fotos. O usuário é alertado quando uma foto onde você pode aparecer é enviada (isso funciona de vez em quando).

Em algumas partes da Europa, o Facebook está testando um recurso que avisa quando alguém, seja seu amigo ou não, sobe uma foto onde o seu rosto aparece, independente se a foto foi ou não roubada do seu perfil.

Também não vai importar se alguém tirou essa foto sua sem você saber. Se é o seu rosto, você será avisado. Você poderá então informar se esse perfil é seu ou se alguém está roubando sua identidade, onde o trâmite de remoção da conta pode ser mais lento que o ideal.

O recurso está em testes, e não há datas para ficar disponível para todos os usuários. E esta é mais uma medida que o Facebook toma depois do escândalo envolvendo a Cambrige Analytica.