Evite que o modo de economia de bateria afete demais a experiência de uso no smartphone | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Evite que o modo de economia de bateria afete demais a experiência de uso no smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Evite que o modo de economia de bateria afete demais a experiência de uso no smartphone

Evite que o modo de economia de bateria afete demais a experiência de uso no smartphone

Compartilhe

Se você souber usar com perfeição, o modo de economia de energia do seu smartphone pode entregar ótimos resultados para encontrar uma melhor autonomia de bateria. Este recurso também ajuda a limitar a atividade dos aplicativos instalados no dispositivo, entregando um melhor desempenho a médio e longo prazo.

Porém, nem sempre utilizar esse modo é algo oportuno, já que ele tende a afetar o desempenho de alguns aplicativos que precisam ficar ativos em segundo plano no dispositivo.

Neste post, vamos tentar deixar as coisas um pouco mais claras, mostrando quando vale a pena (ou não) utilizar o modo de economia de energia no smartphone.

 

 

 

Os problemas no uso do modo de economia de energia

 

 

Como destaquei um pouco antes neste post, o principal problema que o modo de economia de energia pode oferecer para os usuários é limitar o uso de aplicativos que precisam ficar ativos o tempo todo para oferecer o melhor desempenho possível, como são os casos dos apps de mensagens instantâneas e e-mails.

Sem falar que o modo de economia de bateria acaba reduzindo a potência do processador, o que pode ser péssimo em alguns casos bem pontuais. Rodar games e vídeos em alta definição nesse modo tem tudo para ser um pesadelo.

Por isso, é preciso adotar as melhores especificações para combinar uma maior autonomia de bateria com uma usabilidade plena do dispositivo.

 

 

 

Elimine os limites dos aplicativos

 

 

Vale a pena selecionar quais são os aplicativos que terão o seu desempenho limitado pelo modo de economia de bateria. As diferentes capas de personalização do Android permitem que você selecione as exceções que vão trabalhar em potência plena, apesar deste modo ficar ativo.

Para isso, vá em Ajustes > Aplicativos, e procure pelo aplicativo que você quer remover a limitação. Toque sobre ele e procure uma opção relacionada com a otimização ou restrição, e faça os ajustes para que o mesmo não tenha nenhum limite de restrição.

 

 

 

As marcas que oferecem essa opção

 

 

Para quem tem um smartphone Android, o modo de economia de energia está presente em praticamente todos os smartphones, independente do fabricante. O modo de ativação e gestão desse modo pode variar de acordo com a capa de personalização do fabricante, mas de um modo geral é o mesmo que apresentei no segmento anterior.

Quem não permite modificar a restrição na economia de bateria (como já era de se esperar) é a Apple. No caso do iPhone, ou você usa o modo de economia de bateria do jeito que ele está (e a regra será a mesma para todos os aplicativos), ou não usa e deixa a sua bateria drenando.

 

 

 

É recomendável remover os limites na economia de bateria?

 

 

Tudo depende do seu padrão de uso e de suas necessidades.

Se você precisa contar com um aplicativo que seja funcional o tempo todo, modificar essa limitação é algo mais que necessário. Por outro lado, se você quer que o telefone pare de funcionar em segundo plano de forma permanente para efetivamente economizar bateria, suspender o funcionamento em segundo plano por completo é a sua melhor opção.

De qualquer forma, avalie bem qual é o seu cenário de uso, e realize as modificações com sabedoria e consciência. Dependendo da decisão tomada, ela vai influenciar de forma decisiva na autonomia de bateria e na experiência de uso do dispositivo.

Espero ter ajudado de alguma forma.


Compartilhe