TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Evite esses erros ao usar o Zoom no seu trabalho remoto | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Evite esses erros ao usar o Zoom no seu trabalho remoto

Evite esses erros ao usar o Zoom no seu trabalho remoto

Compartilhe

O Zoom ganhou uma enorme popularidade por causa do isolamento social forçado por causa da pandemia global atual. Mas o aplicativo apresentou vários problemas de segurança rapidamente. A empresa está correndo para corrigir esses problemas e melhorar a sua imagem, mas o usuário também precisa fazer a sua parte para proteger melhor essa privacidade.

Nesse post, oferecemos uma lista de erros normalmente cometidos pelos usuários do Zoom que podem comprometer a a privacidade dos usuários.

 

 

 

Goste ou não, a câmera deve sempre ficar ligada (e na altura dos seus olhos)

 

 

É muito comum não ligar a câmera durante uma chamada de vídeo em grupo, especialmente quando nós podemos ver a maioria dos participantes. A não ser em casos muito excepcionais, sua câmera deve ficar sempre ligada, especialmente nas reuniões profissionais, pois essas merecem um comportamento de sua parte como se fosse uma reunião presencial, inclusive para manter um sentido de continuidade com todos os participantes.

Também tenha o cuidado em deixar a câmera na altura dos seus olhos, sem oferecer aos demais participantes da chamada uma posição muito inclinada sobre a sua postura.

 

 

 

Não use o Zoom para tudo

 

 

Um pouco contraditório? Não. Não é. O Zoom deve ser utilizado com moderação, para reuniões importantes. Reuniões rápidas podem ser feitas por e-mail, WhatsApp ou Slack, e isso ajuda a manter o fluxo de trabalho mais ágil e eficiente para todos.

 

 

 

Cuidado com o microfone

 

Apenas a pessoa que tem a palavra deve ter o microfone aberto, e os demais devem ficar em silêncio. Só ative o microfone quando é a sua vez de falar. Caso contrário, o ruído do seu ambiente ou o digitar no computador vai atrapalhar (e muito) a dinâmica da reunião, que pode virar um caos se todos deixarem o microfone aberto.

 

 

 

Não interrompa a conversa, mas também não se cale

 

Tente não interromper a conversa com falas fora do momento certo, e atenda aos pedidos dos demais participantes, oferecendo de forma regular a palavra (melhor ainda se a fala envolver o nome da pessoa, de forma direta), ou realizando pausas para dar a chance de réplica.

Já os mais tímidos não devem passar desapercebidos. Tente não ser monotemático e participe da reunião, mantendo a sua presença algo constante.

 

 

 

Conheça todas as opções do Zoom

 

 

Outro erro frequente é não conhecer as possibilidades e funções do Zoom. Por exemplo, você sabia que o anfitrião da reunião pode receber uma cópia de todas as mensagens escritas no chat público da sessão, ou que uma função avisa ao anfitrião que alguém abriu outra janela e que não estamos olhando para a janela de chat?

Também não pense que o Zoom não é uma reunião de verdade, ou porque é mais informal porque todo mundo está em casa. Respeite os códigos de conduta das reuniões presenciais, e olhe o tempo todo para a tela da chamada.

Aliás, respeite as normas de vestuário. Não precisa colocar terno e gravata, mas use calças, pois você nunca sabe o que pode acontecer. Se você não fizer isso, as chances de você virar um meme são enormes.

 

 

 

Use os fundos de tela com cuidado

 

 

Use os fundos de tela personalizáveis com moderação. Pode até ser divertido, mas em alguns ambientes laborais não transmite seriedade aparentar que estamos em uma praia paradisíaca. Seu chefe pode não gostar da piada.

Se não deu tempo de fazer a cama e tem uma reunião importante, selecione um fundo neutro ou algo pouco chamativo.

 

 

 

Compartilhe apenas a sua tela e nada mais

 

A tela compartilhada é uma das ferramentas mais fundamentais do Zoom nos ambientes laborais, mas é também um dos recursos mais perigosos.

Prepare o terreno antes de compartilhar a tela: desative todas as notificações, revise os arquivos e pastas do seu desktop, assim como programas e abas abertas no navegador.

Por fim, verifique os seus favoritos, que também podem revelar mais de sua personalidade ou privacidade do que você gostaria. Deixar salvo um link que não está relacionado de forma alguma com o e-mail de trabalho pode dar a entender que você não está muito focado no seu trabalho em casa.


Compartilhe