TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia É ruim carregar a bateria do smartphone à noite, mesmo que o dispositivo ainda conte com alguma energia? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | É ruim carregar a bateria do smartphone à noite, mesmo que o dispositivo ainda conte com alguma energia?

É ruim carregar a bateria do smartphone à noite, mesmo que o dispositivo ainda conte com alguma energia?

Compartilhe

Eu sei que esse é um assunto recorrente, mas eu também sei que a audiência é sempre rotativa, e que tem muitas pessoas que ainda estão aprendendo a se relacionar com o seu smartphone.

E um dos temas mais importantes para muita gente é a autonomia de bateria do dispositivo, pois ninguém quer ter o telefone morto no final de um dia de trabalho mais intenso. Por outro lado, compreender melhor os hábitos de recarga do dispositivo é algo fundamental para garantir uma longa vida útil do smartphone.

Dito tudo isso, muitas pessoas querem saber se carregar o telefone durante a noite mesmo que o dispositivo ainda conte com bateria armazenada é algo tão ruim assim quanto alguns especialistas pregam.

E eu vou entregar algumas respostas em forma de verdades a partir de agora.

 

Isso é perigoso?

É bem comum ver os usuários recarregando o smartphone enquanto dormem, pois esse é um período em que a grande maioria das pessoas não está utilizando o telefone. Mas isso, em teoria: não podemos descartar os sonâmbulos e aquelas pessoas com hábitos tipicamente noturnos.

E em muitos casos, o smartphone ainda possui uma energia residual que ainda permite um bom funcionamento do dispositivo por algumas horas. Há quem diga que o ideal seria gastar um pouco mais dessa energia armazenada antes de iniciar o procedimento de recarga.

Hoje, os fabricantes de smartphones integram novos recursos que podem cuidar melhor da saúde da bateria do seu dispositivo, o que deixa a prática de recarga durante a noite algo mais seguro do que era nas primeiras gerações da telefonia móvel celular.

Ou seja, você não vai enfrentar maiores problemas com a prática da recarga de bateria do smartphone em qualquer momento do dia ou da noite, desde que você tome todas as medidas necessárias para executar o procedimento de forma segura.

Em teoria, a bateria não vai explodir, superaquecer ou sofrer danos mais sérios se o procedimento de recarga do telefone acontecer de acordo com o que o manual de instruções do dispositivo tem como procedimento normal.

Além disso, os smartphones atuais contam com um sistema que interrompe a entrada de carga elétrica quando a bateria está carregada por completo, evitando assim as chances de sobrecarga de energia.

Agora, se o seu smartphone é muito antigo, seu comportamento não é o mesmo: ele vai seguir enviando carga para a bateria mesmo após alcançar os 100% de energia, e isso fatalmente vai causar a degradação do hardware com o passar do tempo.

O efeito memória também se fará presente na bateria dos telefones antigos, algo que não se faz presente nos smartphones atuais, de modo que você não deve se preocupar com isso se o seu dispositivo é um modelo novo e adquirido recentemente.

Você também pode aproveitar o período de descanso à noite para desligar o telefone para realizar a recarga de bateria, que será mais rápida e sem desgaste dos componentes internos durante o procedimento.

 

Essa é a melhor decisão?

O fato do smartphone não ter problemas com a recarga durante a noite de sono não quer dizer que essa é a melhor alternativa para realizar esse procedimento.

Não é recomendado que você recarregue o smartphone em todas as madrugadas. Vários estudos mostram que o ideal é manter a carga de bateria entre 20% e 80%, para evitar a degradação natural do componente com os ciclos de recarga.

Ou seja, é recomendado que você revise os seus hábitos durante o procedimento de recarga de bateria, pois essa mudança de comportamento pode ser decisiva para manter a longevidade do telefone.

Procure manter um nível de carga de bateria adequado na maior parte do tempo, pois dessa forma o seu smartphone vai entregar a melhor experiência de uso por vários anos. E você só tem a ganhar com isso.


Compartilhe