TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Carregar o smartphone durante a noite: mitos e realidades | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Carregar o smartphone durante a noite: mitos e realidades

Carregar o smartphone durante a noite: mitos e realidades

Compartilhe

Carregar o smartphone durante a noite (enquanto você dorme) não é algo que pode danificar o seu smartphone, mas pode contribuir para um maior desgaste da bateria do dispositivo, e isso é algo praticamente inevitável. Porém, tem gente que realmente acredita que isso pode matar a bateria de vez. O que não é verdade.

É importante revisar de tempos em tempos o que é verdade e o que é ficção de mente desocupada neste aspecto. O que realmente importa é manter o seu smartphone funcionando e, sempre que possível, adotar comportamentos que reduzam a degradação com o passar do tempo.

Neste post, vamos mostrar o que é mito e o que é verdade no desgaste das baterias dos smartphones durante o processo de recarga.

 

 

 

Carregar o smartphone durante a noite não mata a bateria

Quem já ouviu algum amigo ou parente dizer que “é melhor não deixar o telefone carregando durante a noite para não ficar sem bateria” pode ter em mente que essa pessoa simplesmente não sabe o que (e do que) está falando.

A recarga da bateria durante a noite não tem efeitos negativos na vida útil da mesma… com ressalvas. Um efeito inevitável eu já mencionei no segmento anterior deste post: a vida útil deste componente vai se esgotando aos poucos, o que (insisto) é algo absolutamente normal para qualquer smartphone.

Três aspectos podem contribuir de forma decisiva para a degradação da bateria em um smartphone:

  1. Permanecer tempo demais com a carga completa (o ideal é não carregar a bateria do smartphone acima dos 80%, ou manter o uso normal do telefone abaixo dessa porcentagem).
  2. Deixar a capacidade de bateria abaixo dos 20% (descarregar o telefone por completo constantemente reduz a capacidade da bateria, e isso é pior que manter a recarga completa sempre).
  3. O calor (utilizar carregadores não adequados, manter o telefone sob o sol forte ou em locais com elevadas temperaturas acelera a degradação das baterias).

O problema em recarregar o smartphone à noite está justamente no primeiro aspecto, já que (em teoria) ele vai ficar um bom tempo com 100% de carga de forma contínua, e isso vai resultar na degradação da mesma com o passar do tempo.

Alguns recursos oferecidos pelos fabricantes podem otimizar a recarga da bateria, reduzindo a velocidade de carga antes do horário que você vai usar o telefone pela manhã. Dessa forma, a degradação é mínima.

 

 

 

Use a recarga inteligente presente em muitos smartphones

Alguns smartphones contam com recursos de software que monitoram os hábitos do usuário para identificar quando ele vai utilizar o telefone durante o dia. Desse modo, o sistema de recarga mantém a bateria em 80% na maior parte do processo, completando para 100% pouco antes do alarme programado soar.

Assim, o smartphone está pronto para sobreviver a um dia inteiro de trabalho e, ao mesmo tempo, está um pouco mais protegido da degradação da bateria a longo prazo.

O iPhone possui o recurso de Carga Otimizada, enquanto que os telefones Android da Samsung oferecem o mesmo na opção Proteger a Bateria (limitando a carga total em 85%). Aos poucos os demais fabricantes de smartphones vão incorporar o mesmo recurso, pois tudo o que o usuário quer é ter um telefone com a maior vida útil de bateria possível.


Compartilhe