Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | E eu pensando que já tinham lançado o Galaxy A04s no Brasil…

E eu pensando que já tinham lançado o Galaxy A04s no Brasil…

Compartilhe

Mas… a Samsung já não havia lançado esse smartphone antes no Brasil?

Não… era o Galaxy A04e! Esse aqui é o Galaxy A04s, uma variante de toda uma família de smartphones de entrada que precisam de muita força de nossa parte para justificar a sua existência.

E eu não tenho nada contra os smartphones de entrada. Eu entendo que eles são necessários porque nem todos podem pagar o preço cobrado pelos telefones mais caros. Só entendo que eles poderiam ser bem melhores nas especificações técnicas.

Vamos descobrir se o Samsung Galaxy A04s vai além daquilo que os seus concorrentes de preço normalmente oferecem pelo pouco dinheiro cobrado por um produto como esse.

 

Samsung Galaxy A04s: Principais Características

O modelo recebe o processador Exynos 850, trabalhando com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento (expansíveis via microSD de até 1 TB). E eu realmente não entendo por que a Samsung pensa que pobre não tem direito a registrar muitas fotos e vídeos.

Os 64 GB de armazenamento são insuficientes até mesmo para os telefones de entrada. E nem venha me dizer que os usuários com pouco conhecimento não precisam ter mais do que isso, pois todo mundo sabe que as tias do ZapZap vivem hoje de receber vídeos de fake news e conteúdos adultos o tempo todo.

Ao menos na estética o modelo acerta, se aproximando do design do Galaxy S23. Desse modo, temos um “efeito placebo”, ou uma forma dos pais enganarem os filhos menores comprando um telefone barato com cara de telefone caro.

Sua tela LCD de 6.5 polegadas é coerente para o seu preço sugerido. Conta com resolução HD+, taxa de atualização de 90 Hz e 400 nits de brilho, o que já garante uma boa fluidez e visualização plena de conteúdos mesmo naquele dia de sol forte na praia.

Por outro lado, para quem gosta de tirar selfies, não espere muita coisa dessa câmera frontal de 5 MP cravada no topo da tela, que possui bordas grossas para abrigar esse sensor fotográfico.

E por falar em câmeras, o Samsung Galaxy A04s é mais um que repete a receita de bolo estabelecida para a grande maioria dos fabricantes de smartphones, que é entregar ao menos o sensor de 50 megapixels para a câmera principal.

É claro que a qualidade final das fotos também depende em como o chip Exynos 850 e o Android com a One UI vão trabalhar no pós-processamento de imagem. Mas tudo indica que os fabricantes entendem que precisam captar mais luz em ambientes pouco iluminados, e a quantidade de megapixels influencia nessa equação.

A câmera de 50 megapixels está acompanhada de uma lente de profundidade de 2 MP e um sensor macro de 2 MP. Obviamente, não espere muita coisa desses dois sensores na qualidade final das fotos.

Por fim, o Galaxy A04s possui uma enorme bateria de 5.000 mAh, que é compatível com carregadores com apenas 15W. Porque quem não pode pagar muito por um smartphone é obrigado a ter mais paciência na vida.

Estamos diante de um típico telefone de entrada, que está limitado ao 4G e ao WiFi 5. Mas ao menos ele possui conector para fones de ouvido, leitor de digitais integrado no botão de liga/desliga na lateral, e uma boa surpresa: o Android 13 de fábrica, pois sua versão internacional chegou com Android 12.

Ou seja, a Samsung mostra como tem que fazer, diferente de outros fabricantes que erram feio neste aspecto.

 

Samsung Galaxy A04s: vale a pena?

Com preço sugerido de R$ 1.299, o Samsung Galaxy A04s é um pouco melhor do que alguns telefones de entrada que apareceram no mercado brasileiro que são questionáveis pelas escolhas estabelecidas pelos fabricantes para as suas configurações técnicas.

Por outro lado, ele é mais caro do que vários dos seus concorrentes. E bem sabemos como o preço do produto é um fator muito importante para a decisão de compra, principalmente para um grupo consumidor que não pode gastar demais na compra de um telefone. E isso precisa ser respeitado.

Dito isso, entendo que se o usuário puder investir esse dinheiro a mais no Galaxy A04s, acredito que o investimento pode valer a pena, olhando principalmente para a potência do processador Exynos 850.

Tudo bem, eu mesmo digo que o meu mundo perfeito pede que um smartphone decente conte hoje com pelo menos 128 GB de armazenamento. mas não vejo telefones dentro da mesma faixa de preço entregar algo muito além disso nesse momento.

O Galaxy A04s deve se destacar mesmo pela enorme autonomia de bateria, maior fluidez na tela e a qualidade fotográfica da Samsung, que sempre foi ponto de destaque. Só reforço o questionamento: do que adianta entregar potencial para fotos e vídeos se o usuário fica limitado no armazenamento nativo?

Sim, eu sei que dá para expandir o armazenamento com um cartão microSD de 1 TB. Mas quem não tem tanta grana assim para comprar um smartphone dificilmente vai investir ainda mais dinheiro em um cartão de memória.

Para mim, isso é uma questão de lógica. E espero que você também entenda isso.


Compartilhe