Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como economizar bateria no Google Chrome e obter maior autonomia no notebook

Como economizar bateria no Google Chrome e obter maior autonomia no notebook

Compartilhe

Se você é um internauta que usa o Google Chrome todos os dias como navegador web principal e gostaria que esse software consumisse menos recursos no seu notebook, eu tenho boas notícias.

Chegou a hora de finalmente colocar um fim no meme do navegador Google Chrome ser considerado o maior devorador de recursos do computador, já que ele sequestra por completo a RAM e os processos em execução no sistema operacional.

O pessoal do Google trabalhou bastante em formas de liberar memória nos equipamentos para aqueles usuários que não contam com computadores potentes e atualizados, e o último esforço nesse sentido se materializou no lançamento de um novo recurso que vou apresentar para você a partir de agora.

 

Apresentando o Economizador de Memória do Chrome

O novo recurso no Google Chrome recebe o sugestivo nome de Economizador de Memória e tudo o que ele faz é desativar as abas abertas que não estão em uso durante um determinado tempo, para que o computador volte a entregar uma experiência mais fluída.

As abas inativas permanecem abertas, mas com seu conteúdo congelado. Quando essas abas são exibidas pelo usuário, recarregam o seu conteúdo automaticamente.

O Google garante que o novo recurso faz com que o Chrome utilize até 40% a menos de memória, o que pode beneficiar o uso especialmente nas abas ativas de vídeo e jogos, que podem funcionar sem maiores problemas.

O novo modo Economizador de Memória será liberado no Google Chrome nas próximas semanas para todos os sistemas operacionais compatíveis, a partir do novo menu de Desempenho dentro das Configurações do navegador web.

Mas se você é uma pessoa mais ansiosa e precisa usar esse recurso o quanto antes, saiba que você pode ativar a nova funcionalidade na sua instalação do Google Chrome de forma manual, utilizando as funções experimentais do Chrome Flags.

 

Como ativar o modo de economia de memória no Chrome

Antes de continuar com a dica, salve todas as abas que você considera importantes, assim como qualquer trabalho relevante que você está realizando no Google Chrome antes de realizar qualquer alteração no Chrome Flags.

Agora, atualize o Google Chrome para a sua versão mais recente (quando esse conteúdo foi produzido, era a versão 109.0.5414.119). Isso é fundamental para que o recurso seja ativado corretamente no seu dispositivo.

Agora, faça o seguinte:

  • Inicie o Chrome e cole o seguinte na barra de endereço: “chrome://flags/#high-efficiency-mode-available”.
  • Ao lado de “Ativar o recurso de modo de alta eficiência nas configurações”, altere a configuração padrão para Ativado e reinicie o Chrome.
  • Agora, cole o seguinte na barra de endereço: “chrome://settings/performance”.

  • No novo menu “Desempenho”, alterne a opção ao lado de Economia de memória para habilitá-la.
  • Reinicie o Chrome para que as alterações entrem em vigor.

Isso é o suficiente para ativar o modo Memory Saver no Google Chrome. O recurso passa a funcionar em segundo plano, liberando a RAM para outras tarefas no computador, e com alguma sorte, oferecendo uma maior fluidez ao seu equipamento.

É possível controlar esse modo de economia de memória no Google Chrome a seu gosto e a qualquer momento, clicando em Configurações no menu de três pontos do navegador web e selecionando o submenu Desempenho.

Também é possível impedir que o Chrome desative sites específicos, clicando em Adicionar ao lado do item que mantém os sites ativos o tempo todo.

É possível que algumas configurações impeçam a desativação das abas em segundo plano, como as chamadas de áudio ou vídeo ativas, compartilhamento de tela, notificações de páginas, downloads ativos e outros.

 

Como ativar o modo de economia de energia no Google Chrome

O Google também lançou no Chrome um modo de economia de energia, que limita automaticamente as tarefas do navegador web quando o notebook alcançar 20% de autonomia de carga.

Isso é feito desacelerando a captura de imagens e outras tarefas em segundo plano, reduzindo também o desempenho em tarefas de maior demanda, como a exibição de vídeos e execução de jogos.

Para ativar esse modo de economia de energia do Chrome, entre em Configurações > Desempenho e ligue o item correspondente. Ou cole essa rota na sua barra de endereços: chrome://flags/#battery-saver-mode-available.


Compartilhe