Descubra se o seu número de WhatsApp vazou no Google

Compartilhe

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens e comunicação instantânea mais utilizado no mundo, e os números da plataforma deixa isso muito claro. A popularidade do serviço existe por causa dos inúmeros recursos que deixam a comunicação mais casual e divertida, além de sua capacidade de compartilhamento de conteúdos multimídia, documentos e os recursos de chamadas de voz e vídeo.

O aplicativo ficou bem completo depois que foi adquirido pelo Facebook. mas uma de suas principais vantagens é a sua relativa segurança que entrega aos usuários, quando estabelece uma comunicação com codificação ponta a ponta, ou seja, apenas os dispositivos envolvidos na conversa podem identificar o conteúdo compartilhado na mesma.

Mas podemos afirmar que essa segurança é “relativa”, tal e como indiquei no parágrafo anterior. Todo serviço informático conta com brechas de segurança, e o WhatsApp não está imune a isso.

 

 

 

Seu número de WhatsApp pode estar disponível no Google

 

 

A brecha de segurança aconteceu nos últimos dias, e na verdade é bem simples para que qualquer pessoa encontre o seu número de telefone celular vinculado à sua conta do WhatsApp. Basta escrever ‘site:wa.me‘ na barra de pesquisa no Google, e milhares de números de usuários da plataforma vão aparecer, sem qualquer tipo de filtro ou bloqueio.

É o tipo de brecha que pode ser qualificada como “bem louca”, ou que gera todo o tipo de problemas e incômodos para os usuários.

O problema foi descoberto pelo pesquisador indiano Athul Jayaram, está relacionado com o recurso Click to Chat disponível no WhatsApp. Esta funcionalidade permite que qualquer usuário gere um link para que alguém inicie um chat com qualquer conta da plataforma sem precisar adicionar esse número de telefone na agenda de contatos.

É um recurso bem prático e relativamente utilizado por muita gente (eu mesmo utilizo para estabelecer contatos eventuais, principalmente no comércio). Porém, pode ser uma porta aberta para a violação não autorizada de um dado pessoal e sensível.

 

 

 

Fique atentos com a segurança no WhatsApp

 

 

A falha descoberta no recurso Click to Chat permite que qualquer pessoa tenha acesso a esses números de celulares, sem estabelecer qualquer tipo de filtro ou bloqueio. Basta realizar uma busca filtrada, e pronto: os números estão disponíveis para qualquer coisa, inclusive golpes virtuais.

Mesmo que a imagem de perfil ou o nome da pessoa proprietária da conta apareçam na lista, o seu número de telefone aparece normalmente nos resultados, o que faz com que o problema seja algo persistente. Se um usuário tem configurada a sua imagem de perfil como pública, qualquer pessoa que iniciar uma conversa via Click to Chat pode descobrir a sua identidade.

O investigador explica que, dessa forma, é possível obter os perfis sociais da pessoa cujos dados estão no Google. Um incômodo a mais, pois esses dados podem ser armazenados e utilizados para realizar o envio de mensagens de spam ou chamadas comerciais de diversas espécies.

Há quem especule que a indexação dos números foi uma decisão do Google, e a melhor forma que você tem para proteger o seu número de telefone é configurar os ajustes de privacidade do WhatsApp. Mais precisamente, manter a foto do perfil, seu status e suas informações de conta como privadas.

Mantenha essas configurações como visualizadas por Ninguém ou Apenas para os seus contatos. Dessa forma, você reduz os riscos de violação da sua privacidade.

 

 

Via Threat Post


Compartilhe