Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | De qual forma elaborar uma resenha crítica

De qual forma elaborar uma resenha crítica

Compartilhe

Como fazer uma resenha crítica é uma dúvida que muitos estudantes podem ter, uma vez que se trata de um gênero de texto com caráter informativo sobre determinadas obras. Essa produção textual está presente na esfera acadêmica, uma vez que professores e pesquisadores visam a expansão de determinados temas.

 

As resenhas críticas de obras podem ser encontradas também no meio digital e jornalístico, no momento em que trazem características e análises específicas. Por essa razão, a partir de uma resenha crítica pronta é possível a persuasão de leitores ao consumo ou não de determinados produtos culturais. Ao ter como base argumentos sólidos para a defesa dos pontos de vista do autor.

 

Durante os dias de hoje, o exemplo de resenha crítica pode auxiliar os alunos que desejam compreender o intuito da elaboração de uma resenha crítica de um artigo, uma vez que ocorre a partir do levantamento dos seus pontos de vista com base na coleta dos dados que são considerados como relevantes sobre a obra que será resenhada.

 

Por sua vez, a escrita da resenha crítica de um filme ocorre a partir de cada aspecto da produção cinematográfica escolhida no momento em que é necessário a elaboração e contextualização para os indivíduos que ainda não conhecem a obra.

 

A estrutura que deve ser seguida em uma resenha crítica ocorre por meio da revisão dos textos. Tal produção textual tem como principais objetivos a opinião do escritor e a elaboração de sínteses sobre os assuntos escolhidos.

 

Por essa razão, analisar as obras com bastante atenção é essencial e é de grande importância ter lido a obra com atenção, no caso de livros e no caso de filmes, o autor deve ter assistido ao menos uma vez para ter a capacidade de elaborar um trabalho sobre o tema.

 

Em um artigo científico, no entanto, ter a opinião dos autores, de modo claro, é essencial para a obtenção do equilíbrio entre descrever a temática assim como deixar a opinião do autor bastante evidente no decorrer do corpo do trabalho de caráter científico.

 

Os benefícios de escrever uma resenha crítica

Durante as análises de um modelo de resenha crítica pronta é possível identificar que o início desse gênero textual deve ocorrer com descrições da obra cultural analisada, ainda que de um modo resumido. Os autores oferecerem as suas opiniões sobre o assunto da resenha acadêmica.

 

Os mais variados modos de estudos existem e podem variar de acordo com os estudantes, mesmo assim elaborar um texto crítico consiste em uma excelente maneira de assimilação de conteúdos lidos. Acima de tudo sob a forma de um resumo crítico que ressalta as características da temática que será estudada.

 

Através da opinião do autor, a produção de textos deve estar de acordo com a língua portuguesa padrão e seguir as normas da ABNT. Mesmo assim, é essencial ressaltar a diferença entre a escrita de uma resenha temática e de um resumo simples.

 

Veja bem, a elaboração de uma resenha argumentativa possui a finalidade de expressar cada uma das opiniões da pessoa que será a autora da análise além de também captar os elementos mais importantes das obras que serão resenhadas. Sempre, destacando as suas visões de mundo e opiniões.

 

No desenvolvimento de uma análise crítica, por sua vez, o destaque das qualidades do trabalho é imprescindível e deve ter um embasamento em cada um dos pontos de vista que foram destacados no decorrer do texto. Além do mais, a inclusão de partes de um livro, por exemplo, podem ressignificar todo o contexto da análise sobre a obra literária que é o objeto da produção de texto.


Compartilhe