Compartilhe

Esse post oferece uma série de conselhos ou dicas para evitar o roubo ou extravio do seu smartphone durante as férias. Isso infelizmente pode acontecer, mas você ao menos pode minimizar o seu impacto e ter a oportunidade de recuperar o seu dispositivo.

Chegou o momento de você viver as suas merecidas férias. Se você é um profissional ou um autônomo (meu caso), é provável que você não vai conseguir se desconectar por completo (como deveria). Muito provavelmente você vai levar na sua viagem de férias um smartphone, eventualmente um tablet e/ou notebook, câmera digital e filmadora.

Porém, o olhar do alheio está sempre atendo, e você pode ser roubado em aeroportos, estações de centrais de transporte, restaurantes, hotéis, praias, centros comerciais e áreas públicas oferecem os seus riscos. A lógica relação dos próprios usuários transformam as férias no período perfeito para os furtos.

Além da perda direta do hardware (que gera um grande prejuízo), deixar nas mãos de ladrões ou de terceiros os nossos dados pessoais, financeiros, profissionais ou senhas podem resultar em danos ainda maiores. Prevenir é remediar, e a seguir você conta com algumas dicas que podem evitar o pior.

 

– Faça cópias de segurança dos seus dados antes de sair de férias.
– Mantenha os seus arquivos mais valiosos em pastas codificadas e, se utiliza serviços de armazenamento online, guarde as senhas em um local seguro.
– Guarde as notas fiscais dos seus equipamentos para realizar uma denúncia em caso de roubo ou extravio.
– Salve os dados dos equipamentos, especialmente o número de série e endereço MAC.
– Cuidado com o transporte. Os traslados costumam ser um momento crítico.
– Nunca deixe o seu smartphone à vista sem uso.
– Ative os sistemas de segurança integrados do seu equipamento, como a senha de desbloqueio, o leitor de digitais e outros meios de autenticação para impedir o acesso.
– Use serviços de geolocalização para tentar recuperar dispositivos roubados ou perdidos, rastreando a sua localização.
– Em notebooks, bloqueio o acesso à BIOS e para a conta de administrador com uma senha forte.
– Em notebooks, ative os sistemas anti-roubo específicos, que evitam a inicialização do equipamento e o acesso aos dados da unidade de armazenamento.
– Avalie a possibilidade de contratar um seguro para o seu dispositivo em caso de roubo ou extravio.


Compartilhe