Conselhos para melhorar a velocidade do seu notebook | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Conselhos para melhorar a velocidade do seu notebook | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Conselhos para melhorar a velocidade do seu notebook

Conselhos para melhorar a velocidade do seu notebook

Compartilhe

Se você teve que fazer home office ou ensino à distância e descobriu que o seu notebook velho está lento demais, fatalmente teve que fazer uma boa revisão no equipamento antes de comprar um novo. A boa notícia é que sempre dá para melhorar algumas coisas antes de precisar recorrer a um equipamento novo.

Nesse post, oferecemos 7 conselhos para melhorar a velocidade e o desempenho do seu velho notebook. Quem sabe ainda é possível economizar algum dinheiro ao evitar realizar um investimento que, nesse momento, não se faz tão necessário assim.

 

 

 

Um disco rígido cheio é um disco rígido lento

 

A regra vale também para qualquer tipo de memória. Quanto mais dados precisam ser lidos, mais lento será o desempenho do notebook ou de qualquer dispositivo de tecnologia. Liberar espaço de armazenamento eliminando arquivos considerados desnecessários e/ou desinstalando jogos e aplicativos que você não usa mais é uma excelente iniciativa.

Tente deixar pelo menos 20 GB de armazenamento livre no seu HD, e não deixe pastas com muitos arquivos armazenados. Você vai ver como o desempenho do seu notebook vai melhorar de forma notável.

 

 

 

Formatar não resolve muita coisa se você tem um disco rígido mecânico

 

A margem de melhora no caso de uma formatação de HD é irrisória, pois suas velocidades de leitura e gravação são muito baixas. É melhor substituir o HD por um SSD, pois os benefícios da troca são imediatos.

Aproveite que os preços do SSD estão bem mais acessíveis, principalmente para a interface SATA 3. Seu processo de instalação é rápido, e você pode usar os softwares de clonagem de sistema disponíveis de forma gratuita na internet.

 

 

 

Dá uma chance para o Intel Extreme Tunning Utility

 

Este é um software desenvolvido pela Intel para expandir as possibilidades dos seus processadores. Ele conta com um recurso que permite eliminar a restrição de tempo da função Turbo Boost para evitar superaquecimentos, permitindo trabalhar com a frequência máxima do processador de forma contínua. Porém, tome cuidado se a temperatura do processador ultrapassar os 90 graus Célsius.

 

 

 

Pra quê antivírus se você tem o Windows Defender?

 

Antivírus causam um impacto negativo em equipamentos com recursos reduzidos de hardware, e o Windows Defender se consagrou como um dos métodos mais eficientes contra vírus e ameaças do mercado. Por ser nativo do Windows, é muito mais otimizado, o que resulta em um melhor desempenho geral do equipamento.

 

 

 

Desative os efeitos visuais do Windows

 

Em um hardware mais limitado, os efeitos visuais do Windows são pura perfumaria que prejudicam o desempenho. Desabilitá-los pode ajudar a exibir certas áreas do sistema operacional.

Para modificar essa configuração, vá na aba de Sistema, que pode ser visualizada ao clicar com o botão direito no ícone do botão Iniciar do Windows. Depois, clique em Configurações Avançadas do Sistema > Opções Avançadas. Por fim, clique em Desempenho > Configurações para desabilitar aqueles itens que você considera como desnecessário na interface do Windows para otimizar as animações do sistema (ou desabilitar tudo, se quiser).

Aplique as mudanças e seja um pouco mais feliz nessa vida.

 

 

 

Livre o Windows dos programas que se executam em sua inicialização

 

Você não precisa do uTorrent, Spotify, Telegram, Skype, Slack e outros softwares inicializando com o Windows automaticamente, certo? Então, clique no botão direito sobre o ícone do Windows no menu Iniciar, selecione Administrador de Tarefas > Mais detalhes. Por fim, clique em Início para ver a lista de programas que são executados ao iniciar o sistema operacional, clique com o botão direito do mouse sobre aquele que você deseja desabilitar e, no menu que vai aparecer, clique em Desabilitar.

 

 

 

Inicialização rápida se o seu notebook inicia muito lento

 

O SSD é vida e amor, mas o Windows conta com um recurso que pode acelerar a inicialização do sistema operacional em discos rígidos lentos. Para habilitar o recurso, vá em Opções de Energia, que pode ser acessado pelo buscador nativo do Windows.

Então, clique em Escolher o comportamento dos botões de liga e desliga e mude as configurações do botão. Por fim, clique na casa Ativar início rápido para habilitar o recurso de vez.

Salve as alterações, reinicie o computador e veja a mágica acontecer.


Compartilhe