Conheça o ORBIS, o Google Mapas do Império Romano | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Conheça o ORBIS, o Google Mapas do Império Romano | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Conheça o ORBIS, o Google Mapas do Império Romano

Conheça o ORBIS, o Google Mapas do Império Romano

Compartilhe

O Google Mapas é uma forma muito útil para chegar a qualquer lugar sem maiores dificuldades. Porém, ele nem sempre existiu em nossas vidas. Por exemplo, na antiguidade, quando as pessoas tinham que se deslocar sem a ajuda do GPS.

Naquele tempo, especialistas, viajantes, animais, barcos e carruagens eram as ferramentas de localização e deslocamento. Logo, deslocar alguém em algum lugar dentro dos 4.4 milhões de quilômetros quadrados que ocupava o Império Romano era uma missão muito complexa.

Pensando nisso, um grupo de especialistas na Universidade de Stanford reconstruiu o que seria o equivalente ao Google Mapas do Império Romano, no projeto ORBIS.

O ORBIS ajuda a entender os custos de uma viagem através dos três continentes que abarcavam a influência romana. Não apenas nos aspectos econômicos, mas no tempo de viagem e distância. O projeto compreende 632 lugares, com os pontos de origem e destino (301 deles são portos marítimos). Entre eles, há mais de 80 mil km de caminhos e 28 mil km de rios. Além disso, exsitem 1.026 rotas marítimas que equivalem a 192 mil km de distância.

 

 

Como usar o mapa?

 

 

Na página oficial do ORBIS, você vai ver o mapa do Império Romano com suas principais cidades e demais povoados. Do lado esquerdo, tem três abas. Onde está indicada a ROTA, você pode colocar uma série de condições, como estação climática, tempo de transporte, ou priorizar velocidade, preço ou menor distância. A combinação de dados vai gerar uma rota com o melhor trajeto, de acordo com a plataforma.

Na aba RED, você pode verificar como se comportam os outros locais em relação a um ponto central. O mapa de cores mostra o custo de acordo com a distância entre os dois pontos escolhidos. Na aba FLUXO, você vê as rotas mais concorridas de acordo com os critérios escolhidos.

 

 

Você pode trabalhar com diferentes meios de transporte (a pé, carruagem, um burro ou boi de carga, a cavalo, marcha militar e grupo de cavalos, essa última opção é a mais cara).

É um mapa muito interessante para entender a dinâmica de transporte do Império Romano. Assim como o Google Mapas, é muito útil para traçar rotas. Mas não espere aqui um Street View do Império Romano. Aí é pedir demais.

 

Acesse | ORBIS


Compartilhe