Como usar o Google Assistente para ler textos de um site
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como usar o Google Assistente para ler textos de um site

Como usar o Google Assistente para ler textos de um site

Compartilhe

O Google Assistente é capaz de ler em voz alta páginas da web, o que é perfeito para ouvir o conteúdo do artigo quando o mesmo se encontra em outro idioma, já que a leitura é feita com tradução.

Isso aumenta ainda mais a versatilidade do Google Assistente, que está ficando tão completo, que pode fazer praticamente qualquer coisa. Por isso, vale a pena você conferir neste post como você pode fazer a leitura dos sites que você visita com a ferramenta de inteligência artificial da gigante de Mountain View.

 

 

 

Como fazer o Google Assistente ler os sites web

O sistema de reconhecimento do Google permite ao Google Assistente identificar o que a tela do smartphone está exibindo, seja uma imagem (via Google Lens) como conteúdos de texto.

Uma vez identificado que o elemento em exibição é ou está em uma página web, o assistente de Mountain View pode se transformar em um reprodutor de conteúdo, convertendo as palavras escritas em fala, com a voz do software ditando o conteúdo.

A mecânica para fazer o Google Assistente ler os conteúdos de texto nas páginas web é bem simples:

  1. Abra seu navegador e entre na página que deseja ouvir.
  2. Inicie o Google Assistente: com ‘Ok, Google’ ou gesticulando no canto inferior do telefone (você também pode manter pressionado o botão Home se usar botões virtuais).
  3. Diga em voz alta “Leia”. Também é ativado com outras variantes, como ‘Ler a página’.
  4. O Google Assistente reconhecerá o comando e carregará o reprodutor de texto para fala para ler a web para você.

 

Este é um recurso do Google Assistente que fica meio escondido dentro do Android, e a melhor parte dessa funcionalidade é a leitura dos textos com tradução simultânea. Para isso, toque no menu superior de sua interface, escolha a opção de Tradução, selecione o idioma de destino e pronto: você vai ouvir o conteúdo da página já com a tradução.

E você nem precisa se preocupar em ficar rolando a tela com a página em exibição. O Google Assistente faz isso sozinho, lendo e traduzindo tudo, além de marcar as palavras que está traduzindo naquele momento, o que pode ajudar a vida daqueles que estão estudando outro idioma através desse método.

Também é possível aumentar ou reduzir a velocidade da tradução, retroceder ou avançar na leitura da página, ou voltar para um ponto específico do texto, se preferir.

De novo: este não é um recurso novo no Google Assistente, mas é altamente recomendado para diversas finalidades. Vale a pena o teste.


Compartilhe