TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como um roteador neutro pode salvar o WiFi da sua casa | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como um roteador neutro pode salvar o WiFi da sua casa

Como um roteador neutro pode salvar o WiFi da sua casa

Compartilhe

Todo mundo quer (ou precisa) ter um ótimo acesso à internet em todos os cantos da casa. Mas gastar mais em um roteador nem sempre garante a melhor cobertura, especialmente se a intenção é melhorar o WiFi doméstico.

Existem algumas alternativas que podem ajudar a resolver o problema, como usar o smartphone como repetidor de sinal, usar um repetidor WiFi dedicado e a rede mesh. Todas podem oferecer uma melhor distribuição do sinal.

O que vamos apresentar neste artigo é mais uma alternativa de solução que pode funcionar em boa parte dos casos, mas não é muito difundida entre os usuários (pelo menos não com esse nome): o roteador neutro.

 

Definição de roteador neutro

Um roteador neutro nada mais é do que um dispositivo independente de provedores, permitindo flexibilidade de uso em qualquer residência, com configuração mais fácil ou complexa, conforme o tipo de uso que você vai dar para a sua rede de internet sem fio.

Roteadores neutros oferecem ampla variedade de opções e modelos para atender às necessidades individuais, e é a solução ideal para quem busca melhorar a cobertura WiFi em casa, justamente pelo maior controle que o usuário possui sobre as configurações e gerenciamento desse hardware.

Os roteadores fornecidos pelas operadoras podem ser simples demais e não atender às especificações técnicas necessárias para os usuários avançados ou para uma maior expansão do sinal das redes sem fio, justificando a substituição ou complemento com um roteador neutro.

 

Onde um roteador neutro pode salvar a sua vida

Desconexões, páginas que não carregam e outros problemas de lentidão indicam que o roteador atual pode não ser suficiente para distribuir o sinal em toda a casa.

Principalmente nas residências com muitas pessoas. Conforme o tempo vai passando, os usuários e suas respectivas casas estão recebendo mais e mais equipamentos que dependem do WiFi para o seu funcionamento.

E vai chegar o momento em que o seu roteador fornecido pela operadora de internet não vai dar conta da demanda.

Os roteadores neutros tendem a ser melhores no número e potência das antenas, na direcionalidade e na presença de tecnologias avançadas como MU-MIMO e Beamforming. Todos esses fatores devem ser considerados ao escolher um novo roteador.

Um equipamento com mais antenas e maior potência podem melhorar a transmissão, enquanto a direcionalidade das antenas pode otimizar o alcance do sinal.

Sobre as tecnologias, a MU-MIMO melhora a capacidade e eficiência em conexões com alta demanda. Já o Beamforming otimiza a transmissão, sendo útil para residências com vários cômodos ou mais de um andar.

 

Conclusão

Diante dos fatos apresentados, é fácil concluir que um roteador neutro é uma escolha ideal para resolver problemas de cobertura WiFi, proporcionando uma conexão mais eficiente e adaptada às necessidades específicas.

Logo, se você está com problemas de internet sem fio na sua casa neste momento, considere o investimento em um roteador próprio. Eu mesmo faço isso no meu apartamento (que nem é tão grande), e estou satisfeito com os resultados.

Bom… na verdade, eu exagerei. Tenho um roteador da Xiaomi que é potente o suficiente para fornecer internet para metade do meu prédio. Mas isso é assunto para outro artigo.


Compartilhe