Compartilhe

O Tinder sempre foi um aplicativo relativamente popular para aquelas pessoas que queriam conhecer outras pessoas para uma simples amizade ou, quem sabe um algo a mais (if you know what I mean…). Agora, imagine em um período de isolamento social, com todos precisando ficar em casa… foi aí mesmo que o aplicativo simplesmente bombou.

Porém, tal e como acontece em várias outras redes sociais disponíveis na internet, tem muitos perfis falsos no Tinder, que foram criados apenas para roubar informações de outros usuários, passar golpes e desiludir pessoas mais inocentes. Por isso, é preciso ter uma dose maior de cuidado com a plataforma.

Alguns bots ativos no Tinder podem responder os usuários humanos a partir de perfis fakes, se passando por pessoas de verdade. E se você não ficar atento, é possível travar uma conversa com uma máquina ou algoritmo sem se dar conta disso. Pior: seus dados de conta e sua privacidade podem estar ameaçados com esse tipo de contato.

Por isso, é melhor que você aprenda alguns aspectos que podem ajudar a detectar se aquela gata que ficou conversando com você por duas horas, achando o seu rosto lindo e sua personalidade mais que interessante (sendo que nenhum dos dois é tão enaltecido assim pelas pessoas reais) é um bot que quer roubar as suas informações (e, quem sabe o seu número de cartão de crédito).

 

 

 

Biografia incompleta

 

Se você observa logo de cara que a bio daquela conta no Tinder não possui algumas informações consideradas essenciais, ou que conta com um link curto acompanhado de frases como “se você quer conhecer mais sobre mim, clique aqui”, temos aqui fortes indícios que apontam para uma conta com um bot.

 

 

 

Respostas muito rápidas e fora de contexto

 

Tá, é possível que um ser humano responda rapidamente às mensagens enviadas. Mas se você perceber que a pessoa do outro lado da conversa está respondendo às suas mensagens muito rapidamente, com um ritmo inclusive fora do normal (inclusive para a normalidade humana), desconfie. Aumente a desconfiança quando as respostas daquela conta pouco ou nada tem a ver com o contexto da mensagem anterior. Tal comportamento aponta fortemente para um bot que só quer roubar os seus dados.

 

 

 

Quando a outra pessoa é perfeita demais

 

É claro que você pode encontrar a pessoa com a qual você sonhou e esperou a vida inteira justamente no Tinder (e eu vou duvidar disso até o fim dos meus dias). Porém, se a pessoa é impecavelmente linda, com um corpo escultural e olhar de cachorro abandonado que pede colo, muito provavelmente essa pessoa não existe, e está tentando aplicar um golpe em você.

 

 

 

Quando pedem algo em troca

 

Se aquela conta começa a pedir dinheiro ou outros dados pessoais em troca de algo, tenha cuidado redobrado, pois muito provavelmente você pode estar prestes a tomar um golpe de alguém que quer te explorar financeiramente. Jamais ofereça informações pessoais para quem quer que seja, mesmo que a desculpa para isso seja uma promoção ou receber um presente que caiu do céu.

 

Espero que essas dicas ajudem você a evitar problemas no futuro. Mantenha-se sempre alerta nas redes sociais, e tudo vai dar certo no final.

Porém, todo cuidado é pouco.


Compartilhe