Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como saber qual versão do Windows 10 estou usando

Como saber qual versão do Windows 10 estou usando

Compartilhe

Saber qual versão do Windows 10 está rodando no seu computador desktop ou notebook é fácil. Difícil é interpretar o que significa cada número de código.

Pois bem, vamos então para a parte mais fácil deste post, para depois simplificar a parte mais complexa da questão.

 

 

 

Como descobrir qual é a versão do Windows 10 que você possui?

 

 

A maneira mais fácil para fazer isso é a seguinte:

 

  1. Pressionamos o botão Windows e escrevemos “winver” sem aspas. Veremos a opção de executar o referido comando como resultado, clicamos e pronto.
  2. Feito isso, aparece uma janela que mostra nas primeiras linhas de texto o identificador da versão do Windows 10 e a sua compilação.

 

Agora, vamos interpretar os tais códigos de compilação da versão.

 

 

 

O que cada número de versão quer dizer?

 

A Microsoft identifica cada versão do Windows 10 através de um número de compilação. Isso ficou estabelecido porque o sistema operacional deixou de ser um produto para ser um serviço, já que o software agora se mantém por atualizações que, por sua vez, são divididas em vários grupos.

O número da versão indica qual é a atualização semestral instalada no seu computador. Esse número de referência é importante, pois determina se você precisa ou não atualizar o seu equipamento com maior ou menor urgência.

E é aqui que está o problema para muita gente manter o seu computador minimamente atualizado: o fim do suporte para uma versão específica. Você corre o risco de ter um Windows 10 cuja versão está abandonada pela Microsoft.

A seguir, temos a lista completa de cada versão do Windows 10 disponível, com a sua respectiva interpretação para um melhor gerenciamento da atualização do seu equipamento.

 

  • Antes de 1703: são versões muito antigas que chegaram entre 2015 e 2016. Não possui suporte para atualizações.
  • Versão 1703: datada de abril de 2017. Sem suporte.
  • Versão 1709: foi lançada em outubro de 2017. Descontinuada.
  • Versão 1803: chegou em abril de 2018 e não é compatível com os updates atuais.
  • Versão 1803: esta atualização chegou em novembro de 2018. Não é compatível com Windows 10 Home, Pro e Pro para Workstations. A versão para Windows 10 Enterprise e Education encerrou o seu suporte em 11 de maio deste ano.
  • Versão 1903: esta foi uma atualização lançada em maio de 2019. Não é mais compatível, exceto nas versões Enterprise e Education.
  • Versão 1909: chegou em novembro de 2019. Encerrou o seu suporte em 11 de maio de 2021.
  • Versão 2004: lançada em maio do ano passado. Tem suporte até o dia 14 de dezembro de 2021.
  • Versão 20H2: chegou em outubro de 2020 e terá suporte até 10 de maio de 2022.

 

Ou seja, se você tem a versão 1903 ou anterior do Windows 10, o seu computador está desatualizado. Procure fazer o update pelo menos para a versão 1909, que está bem mais estável que no seu lançamento. O ideal é instalar a versão 2004, que é bem mais segura.

Sei que as atualizações do Windows 10 podem ser traumáticas para algumas pessoas que tiveram inúmeros problemas durante o processo (ou como resultado do processo). Mas ainda é a melhor maneira de manter o seu computador e os dados armazenados nele protegidos.

Além disso, alguns jogos e aplicativos exigem que o Windows 10 esteja atualizado para funcionar, o que pode ser um incentivo enorme para que muitos usuários realizem o processo com o passar do tempo.


Compartilhe