Eu sou uma das poucas pessoas que conheço que usa o notebook principal em um único lugar da casa, optando pelo cabo de rede e deixando a internet WiFi em segundo plano. Mas esse sou eu, e eu não sou uma grande exceção de uma regra. Na verdade, não sou: o meu Chromebook eu uso em qualquer lugar, de forma livre e sem cabos me prendendo.
Sei que a maioria das pessoas utilizam o notebook em diferentes pontos da casa e no escritório. E, dependendo do local e da hora do dia, estamos mais confortáveis em um lugar do que em outro.
Normalmente escolhemos uma mesa para manter uma boa postura e aumentar a produtividade, mas quando vamos assistir a um filme ou série, utilizamos a cama ou o sofá, para priorizar o conforto daquele uso casual do computador.
Dependendo da decisão que tomamos sobre o lugar onde vamos usar o notebook, a nossa liberdade de movimento pode ou não ficar comprometida por causa da conexão WiFi. E mesmo que você já conte com várias dicas para reforçar o sinal da rede sem fio de sua casa, é preciso antes saber qual é a força desse sinal no local onde você quer utilizar esse tipo de rede.
E é esse o ponto que queremos abordar neste post.
Como identificar a força da rede WiFi de sua casa ou escritório
Para saber a quantas andam a força de sua conexão de rede sem fio, você vai precisar da ajuda de um computador com Windows 10.
E nem é preciso realizar configurações muito complexas para obter essa informação: basta olhar para o ícone do WiFi na barra de tarefas (na região onde está o relógio) e, dependendo do número de barras que aparecem escurecidas, podemos saber se o sinal está forte ou fraco.
Esse é o meio mais rápido e simples para descobrir como está a intensidade ou força do sinal WiFi em sua casa. Porém, para quem deseja obter informações mais precisas e técnicas, o Windows PowerShell é a ferramenta a ser utilizada.
Para isso, siga os passos abaixo:
- Digite “Windows PowerShell” (sem aspas) no mecanismo de busca e clique na opção correspondente para abrir o aplicativo.
- Quando a janela abrir, copie e cole este comando (sem aspas, mas incluindo parênteses): (netsh wlan show interfaces).
- Segundos depois, você verá todos os dados de sua conexão. Uma das seções é Sinal, que indica a força do seu WiFi com uma porcentagem. Quanto mais alto for, melhor será sua conexão.