TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como restaurar o Windows 11 para as configurações de fábrica | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como restaurar o Windows 11 para as configurações de fábrica

Como restaurar o Windows 11 para as configurações de fábrica

Compartilhe

Restaurar o Windows 11 para as suas configurações de fábrica é uma opção equivalente a uma instalação do zero do sistema operacional, mas em uma mecânica mais simples e rápida. Normalmente você faz isso quando tem problemas sérios que não podem ser solucionados por outros meios.

E é bom saber como esse procedimento funciona, pois em algum momento no futuro você vai precisar dele.

O recurso também é bem vindo quando queremos fazer uma manutenção regular no computador, na tentativa de prevenir potenciais erros que podem fazer com que o Windows 11 pare de funcionar de vez.

Vamos então mostrar a partir de agora o que fazer para restaurar o Windows 11 de fábrica.

 

 

 

Como restaurar o Windows 11 para as configurações de fábrica

A ferramenta em questão elimina arquivos, configurações e aplicativos que você instalou após a primeira execução do Windows 11. Ou seja, antes de realizar o procedimento, faça uma cópia de segurança de todos os seus arquivos pessoais.

Na prática, você vai reinstalar o Windows 11 de forma muito rápida e simples do que você faria através do uso do disco de instalação. E a partir de agora, vamos mostrar o procedimento passo a passo.

  • Pressione as teclas Windows + 1 e acesse a ferramenta de Configurações.
  • Acesse o item Sistema, e clique em Recuperação.
  • Clique no item de restauração do Windows, e vão aparecer duas opções: Manter os seus arquivos ou Eliminar tudo.

Aqui, vale a pena fazer uma pausa para uma explicação mais aprofundada.

Nos dois casos, serão eliminados os aplicativos e a configuração do sistema. A grande diferença é que a primeira opção mantém os seus arquivos pessoais. A segunda opção (Remover tudo) ainda permite realizar uma cópia de segurança dos seus arquivos antes de realizar o procedimento.

Após escolher qual opção é a mais adequada para o seu caso, o sistema via perguntar como você quer reinstalar o Windows 11. É possível utilizar uma unidade local ou fazer o download do instalador para realizar o procedimento sem a intervenção de mídia externa.

O próximo passo é escolher as configurações para a formatação, download e instalação do Windows 11. A forma mais completa para realizar o procedimento é apagando tudo o que está salvo no equipamento e impedir uma recuperação de dados em um momento posterior.

É a melhor opção para quem vai vender o computador para outra pessoa. Por outro lado, o procedimento vai levar horas para ser concluído.

Após esse último passo, o sistema está pronto para iniciar o processo de recuperação.

A ferramenta vai fazer o seu trabalho de forma automática, e a sua parte no procedimento chegou ao fim. Vai tomar um café para esperar a restauração ser concluída.

Uma vez reinstalado o Windows 11, acesse o Windows Update para atualizações pendentes, e instale os seus softwares e jogos, drivers oferecidos pela Microsoft ou pelo fabricante do computador e dos componentes, e realize os ajustes finais para a melhor experiência de uso.

Como você pode ver, restabelecer o Windows 11 para as configurações de fábrica é algo bem simples e quase automatizado. É um recurso muito útil que você precisa saber como funciona, pois certamente vai precisar dele no futuro.


Compartilhe