TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Google Drive vs OneDrive em 2022: qual é o melhor para você? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Google Drive vs OneDrive em 2022: qual é o melhor para você?

Google Drive vs OneDrive em 2022: qual é o melhor para você?

Compartilhe

Google Drive e OneDrive são concorrentes diretos no mercado de armazenamento de dados na nuvem e, por que não dizer, no segmento de pacotes de escritório online. Eu uso as duas plataformas por motivos profissionais (tenho arquivos nos dois serviços, com finalidades diferentes), mas a maioria das pessoas pode escolher apenas uma delas para as atividades mais comuns.

Mas… qual das duas é a melhor para as suas necessidades?

Neste post, quero ajudar aos mais indecisos a escolher o serviço na nuvem que melhor vai atender as suas necessidades. Tanto o Google Drive como o OneDrive entregam o que prometem, mas um pode ser mais adequado que o outro, dependendo do seu perfil.

 

 

 

Armazenamento gratuito

O OneDrive oferece 5 GB de armazenamento gratuito, enquanto que o Google Drive oferece 15 GB de espaço na nuvem sem custo adicional. Neste caso, o serviço de Mountain View é um pouco mais vantajoso, mas ainda é menor do que outras soluções menos populares.

O grande problema aqui é que qualquer internauta pode salvar com muita facilidade uma quantidade de dados muito maior do que o espaço gratuito oferecido, pelo simples fato que registramos e armazenamos uma quantidade enorme de fotos e vídeos nos smartphones.

Ou seja, a não ser que você use as duas plataformas exclusivamente para armazenar documentos, muito provavelmente você vai precisar de um plano de armazenamento pago, independente de sua escolha.

 

 

 

Armazenamento pago

Considerando os valores cobrados pelos dois serviços, a grande maioria dos usuários estará mais do que satisfeita com 1 TB de espaço de armazenamento. Porém, essa quantidade só é oferecida pelo OneDrive, já que o Google Drive vai direto para os 2 TB.

Mais do que 2 TB só valem a pena se você realmente precisa armazenar grandes volumes de dados na nuvem e, ainda assim, verifique se vale a pena pagar o custo mensal do serviço. Os valores cobrados pelo Google por isso são exorbitantes. Quem sabe neste caso não vale a pena comprar um HD externo?

Aqui, uma vantagem que o OneDrive possui é que, de tempos em tempos, alguns e-commerces nacionais realizam promoções de venda do Office 365 Personal ou Family com preços reduzidos, e nesses pacotes você pode adquirir o espaço de armazenamento na nuvem gratuito por um ano.

Ao meu ver, esta é a melhor solução para quem pensa em ter um serviço de armazenamento na nuvem com um bom espaço para os dados e pagando pouco por isso. Comprar o Office 365 anual com preço promocional é uma mão na roda. Recomendo fortemente.

 

 

 

Serviços adicionais

A grande diferença entre o OneDrive e o Google Drive está na oferta dos serviços adicionais.

O Google Drive oferece o Google Docs, que é o seu pacote para tarefas de escritório que trabalha majoritariamente na nuvem, com versões off-line dessas ferramentas. Já o OneDrive está vinculado ao Office 365 que, por sua vez, conta com versões completas do Word, Excel e PowerPoint para instalação em diferentes plataformas.

Ou seja, o OneDrive se alinha a um serviço mais completo para quem precisa trabalhar com as ferramentas de escritório o tempo todo e em qualquer lugar. Considere isso na hora de escolher um deles.


Compartilhe