TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como reduzir o uso de dados do GPS no celular | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como reduzir o uso de dados do GPS no celular

Como reduzir o uso de dados do GPS no celular

Compartilhe

Utilizamos o nosso smartphone todos os dias para as mais diversas finalidades. E esse é um dispositivo tão inteligente, que recebe múltiplas funções que, de forma inevitável, resultam em um enorme consumo energético e de dados. E um dos recursos mais utilizados no telefone todos os dias é o GPS.

Desde localizar um bom restaurante até estabelecer a rota para chegar até ele, o GPS é um elemento importante no seu smartphone. A grande maioria dos aplicativos instalados no dispositivo se valem desse recurso para funcionar bem.

Porém, o GPS também é responsável por um enorme consumo de dados, o que pode resultar em uma desagradável surpresa para você no final do mês, quando a conta chegar. Por isso, vale a pena conhecer alguns métodos para reduzir ao máximo o consumo de internet por esse recurso.

 

 

 

Mapas sem conexão

É a melhor alternativa para economizar internet durante o uso de sistemas de navegação. A maioria dos aplicativos de mapas contam com essa funcionalidade, mas neste caso vamos mostrar como você pode fazer isso no Google Mapas|, que é o mais popular do mercado.

Para isso, abra o Google Mapas e toque no ícone do seu perfil, localizado na parte superior direita da interface do aplicativo. Agora, selecione o item “Mapas Sem Conexão”, e indique a área específica que você quer salvar no seu smartphone.

Fique atento ao tamanho do mapa que será salvo no telefone. Quanto maior a área a ser armazenada, maior é o volume de informações que o Mapas precisa salvar. Verifique se o seu smartphone conta com espaço livre para armazenar esses dados.

 

 

 

Verifique qual é a quantidade de dados consumida por cada aplicativo

Cada aplicativo instalado no seu smartphone consome uma determinada quantidade de dados, e o uso do GPS por esses apps pode resultar em um maior ou menor volume de informações consumidas. Ou seja, considere utilizar aquele programas de mapas que oferece uma melhor relação custo-benefício neste sentido.

Por melhor que o Google Mapas seja (e ele é excelente), talvez ele não será a melhor opção para os usuários que não contam com um pacote de dados muito volumoso. Por isso, procure por alternativas que são mais econômicas neste aspecto. Google Play e App Store contam com alguns apps bem interessantes.

 

 

 

Ative a opção “Somente WiFi”

O Google conta com uma configuração que faz com que o Mapas só vai funcionar quando o smartphone estiver conectado em uma rede WiFi. Neste caso, o consumo de dados móveis continua ativo, mas será muito menor do que o normal, já que a maior parte dos dados obtidos pelo aplicativo será por uma rede sem fio.

Para isso, abra o Google Mapas e toque no ícone do seu perfil. Agora, toque em Ajustes > Somente WiFi.

Ao habilitar o recurso, vai aparecer uma janela emergente com uma mensagem informando que este método só é eficiente ao acessar os mapas em modo offline e já armazenados no dispositivo, algo que já foi apresentado um pouco antes neste post.

Dessa forma, o Google Mapas vai usar as informações salvas no telefone, acessando a internet apenas para obter dados complementares e, mesmo assim, obtendo esses dados a partir de uma rede WiFi.


Compartilhe