Realizar chamadas em modo de número oculto é uma forma muito simples de evitar problemas com interlocutores desconhecidos. Os motivos para você querer usar esse modo são os mais diversos, e nesse post mostramos como você pode configurar essa funcionalidade no seu smartphone.

O processo é simples, e todos os smartphones oferecem o recurso por padrão. Há formas diferentes de fazer isso no iOS e no Android, e no fim eu falo sobre um código para você marcar ao teclar o número para que você oculte o seu número de telefone apenas nas chamadas de sua preferência.

 

 

No Android

 

O caminho pode variar um pouco, de acordo com o seu dispositivo. Mas de modo geral, todos os modelos seguem passos similares. De modo geral, o recurso está sempre no mesmo lugar: no aplicativo de telefone. Geralmente, os passos a seguir são:

1. Abra o app de telefone para realizar chamadas.
2. Clique no botão de opções (um ícone com três pontos) ou deslize a tela lateral, caso você use o app de telefone do Google.
3. Vá em Ajustes.
4. Vá em Mais Ajustes ou Ajustes Adicionais, de acordo com o dispositivo.
5. Aparece uma opção, a Mostrar o meu ID de chamadas. Clique nele.
6. Selecione Ocultar Número.

A partir de agora, todas as chamadas que você realizar serão exibidas como ‘número oculto’ para o seu receptor. Para reverter o processo, é só seguir o mesmo caminho e selecionar Mostrar Número no último item.

 

 

No iOS

 

O caminho é o mesmo para qualquer dispositivo, já que (quase) todos os usuários de iPhone contam com o iOS 12 instalado.

1. Abra o app de Ajustes
2. Faça scroll até localizar o item Telefone.
3. Dentro dele, há o item Mostrar ID de chamada. Entre nele e desmarque a casa que indica o seu acionamento.

Para reverter o processo, basta voltar os passos e marcar a casa dento da opção Mostrar ID de chamada.

 

 

Ocultar chamadas individuais

 

Para individualizar o recurso de ocultar o seu número de telefone durante as chamadas realizadas, há um código que você pode marcar no app do telefone, que serve para ocultar o seu número de telefone naquela chamada.

O código internacional varia de país para país, mas no caso do Brasil é #55# + o número de telefone para o qual você quer telefonar. Por exemplo, o número é “112233445”, o número a ser digitado no telefone é #55#112233445. O interlocutor vai receber a chamada, mas o número fica oculto.