A unidade de armazenamento em SSD é um dos componentes mais importantes do seu computador, além de ser um dos itens mais caros, dependendo da marca, da qualidade e das características do hardware escolhido para o seu equipamento.
Uma boa unidade de SSD pode funcionar bem por pelo menos 10 anos sem maiores problemas, lendo e gravando arquivos do sistema operacional e dados pessoais sem maiores problemas. Mas é sempre bom receber alguns conselhos para prolongar a vida útil deste item.
A partir de agora, vamos compartilhar algumas dicas que podem ajudar na longevidade da sua cara unidade de armazenamento em SSD.
Evite a desfragmentação automática de disco
A desfragmentação automática é uma funcionalidade clássica do Windows que permite acelerar as buscas em uma unidade de armazenamento. porém, ela sempre fez algum sentido apenas quando utilizada em um HD mecânico, mas não em um SSD.
Como o SSD não possui dados móveis, não há a necessidade de agrupar essas informações em sequência para um melhor desempenho, tal e como acontecia com os discos rígidos mecânicos. Logo, a manter a desfragmentação automática ativa em um computador moderno é um equívoco que precisa ser evitado ou corrigido no seu equipamento.
Para verificar se essa desfragmentação está ativa no seu computador, faça o seguinte:
- No mecanismo de pesquisa do Windows, digite o termo Desfragmentar.
- Entre os resultados que aparecem, clique em Desfragmentar e otimizar unidades.
- Na lista, selecione a unidade SSD e, na parte inferior, você verá se a otimização está agendada ou não. Se estiver ativado, clique em Alterar configurações.
- Desmarque a opção Execução agendada.
Ative a opção TRIM
O TRIM é ativado depois que você remove dados no seu SSD, informando os blocos de dados armazenados que poderão ser excluídos, removendo tudo de uma única vez e evitando leituras de dados desnecessários que podem resultar em uma perda de desempenho da unidade de armazenamento.
Para verificar se o TRIM está em execução, entre no prompt de comando do Windows como administrador e digite: fsutil behavior query DisableDeleteNotify
No resultado que vai aparecer, procure pelo valor NTFS DisableDeleteNotify, que deve vir acompanhado de um 0. Isso indica que o TRIM está ativo. Se aparecer um 1, você precisa forçar a sua inicialização, executando o PowerShell do sistema e inserindo o comando Optimize-Volume -DriveLetter C -ReTrim -Verbose, alterando eventualmente a letra C para a letra da unidade de SSD.
Não abuse dos testes de desempenho
Muitos absorveram o péssimo hábito de realizar todos os dias o teste de velocidade da unidade de armazenamento para verificar o nível de degradação do SSD.
Essa é uma prática não recomendada, pois os softwares de verificação de desempenho acabam forçando ao máximo as unidades de armazenamento, o que acaba consumindo ciclos de gravação, afetando a vida útil do SSD.
Não realize a indexação de um SSD
É aconselhável indexar uma unidade de armazenamento para que o sistema operacional saiba onde cada arquivo está armazenado, permitindo que essa informação apareça muito mais rápido na hora da busca por essa informação.
Isso só se aplica aos discos rígidos mecânicos do passado. No SSD, que tem velocidade muito superior, se você indexar as suas informações, estará consumindo ciclos valiosos de vida da unidade a longo prazo.
Tanto para o Windows 10 como para o Windows 11, você deve desativar o recurso para aumentar a vida útil do seu SSD. Isso pode ser feito seguindo os passos abaixo:
- Acesse o Explorador de Arquivos.
- Na parte esquerda da janela, clique em sua equipe.
- Clique com o botão direito do mouse em sua unidade SSD.
- No menu suspenso, selecione Propriedades.
- Na guia Geral, desmarque a opção que diz Permitir que os arquivos nesta unidade tenham conteúdo indexado além das propriedades do arquivo.
Desative a hibernação do Windows
O recurso de hibernação permite que você retome a sua área de trabalho exatamente como você deixou na última vez que utilizou o computador. O problema é que o sistema registra uma “fotografia” do status do equipamento que é armazenada no SSD para acelerar o processo de hibernação e recuperação do sistema.
E esse processo acaba consumindo ciclos de vida útil do SSD, obviamente.
Para evitar um desgaste maior da unidade de armazenamento, é aconselhável desabilitar o recurso de hibernação do computador, ou coloque o equipamento neste estado em horários específicos ou quando for realmente necessário.
Para fazer isso, siga os passos abaixo:
- Clique em Iniciar.
- No mecanismo de pesquisa, digite ‘cmd’
- Clique com o botão direito do mouse no resultado do prompt de comando e execute-o como administrador.
- No console digite o comando powercfg -h off e pressione Enter.