Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Telefonia | Como o padrão RCS vai melhorar o seu iPhone

Como o padrão RCS vai melhorar o seu iPhone

Compartilhe

Após anos de resistência, a Apple cederá à pressão da Google e adotará o padrão RCS em 2024. E não só a pressão da gigante de Mountain View, mas também das imposições das novas legislações europeias.

A partir de 2024, os usuários de iPhone terão suporte para o RCS Universal Profile, respaldado pela GSM Association. E esse tipo de mudança pode passar desapercebida pelo grande público, mas resulta em uma pequena revolução nos meios de comunicação no smartphone da Apple.

Neste artigo, vamos explicar o que significa o tal RCS, qual é o impacto de sua chegada ao iPhone e como ele vai mudar a sua relação com o telefone da Apple e (principalmente) com os smartphones com o sistema operacional Android.

 

Entendendo melhor o RCS

O RCS é um protocolo de comunicação que evolui os padrões tradicionais de mensagens de texto (SMS) e mensagens multimídia (MMS). Ele oferece características avançadas como envio de imagens e vídeos de alta resolução, mensagens de áudio de melhor qualidade e suporte a arquivos maiores.

Esse protocolo também conta com indicadores de escrita em tempo real, recibos de leitura e melhorias significativas em chats grupais. Na prática, ele pode melhorar as tradicionais mensagens de texto, que passa a contar com características de funcionamento similares aos principais aplicativos de mensagens instantâneas disponíveis no mercado.

Vários smartphones Android disponíveis no Brasil (principalmente nos modelos top de linha ou premium) contam com o suporte ao RCS, e as operadoras já oferecem esse protocolo ativo nos seus serviços de mensagens de texto.

E mesmo com o WhatsApp como o serviço mais popular entre os brasileiros, o RCS é mais uma alternativa interessante para quem não quer ficar incomunicável de forma repentina.

 

Com a palavra, a Apple

O CEO da Apple, Tim Cook, que antes não considerava a adoção do RCS uma prioridade, agora apoia a decisão da empresa.

A Apple afirma que o suporte ao RCS Universal Profile vai melhorar a interoperabilidade em comparação com SMS ou MMS e funcionará junto com o iMessage, que sempre foi o foco da empresa para manter o seu ecossistema fechado.

Desse modo, os usuários do iPhone poderão inclusive trocar mensagens com dispositivos Android através do iMessage, simplificando o processo e aumentando o nível de conectividade.

Por outro lado, a Apple destaca que a implementação do RCS será complementar ao iMessage, mantendo a sua solução como a opção padrão para usuários de iPhone.

Palavras do comunicado de imprensa emitido pela empresa:

“Acreditamos que o RCS Universal Profile oferecerá uma melhor experiência de interoperabilidade em comparação com SMS ou MMS. Isso funcionará junto com o iMessage, que continuará a ser a melhor e mais segura experiência de mensagens para usuários da Apple.”

 

Na base da pressão

A mudança certamente foi influenciada por pressões regulatórias e demandas dos usuários por uma experiência de mensagens mais rica e universal. Até porque sempre foi muito irritante para os usuários do iPhone não conseguir se comunicar via iMessage com amigos e parentes que contam com dispositivos Android através das mensagens de texto.

É sempre importante lembrar que o iMessage é mais popular entre os usuários do iPhone em vários mercados globais, o que faz com que essa mudança resulte em um impacto significativo dentro do coletivo.

A adoção do RCS pode ser vista (através de uma perspectiva alternativa e muito otimista de toda a situação) como um gesto de colaboração da Apple com o Google. Por sua parte, a gigante de Mountain View expressa apoio à decisão da coirmã de Cupertino de adotar o RCS, destacando a importância da comunicação moderna, segura e equitativa entre os usuários de diferentes plataformas.

E agora, você já sabe: o RCS vai permitir que o iPhone se comunique melhor e de forma direta com os usuários do Android, tal e como sempre deveria ser. Essa flexibilidade na usabilidade certamente será bem recebida por muitos usuários.

Não sei se é exatamente o caso de agradecer à União Europeia pela graça alcançada, mas é de se observar que é mais uma queda de braço que o Velho Continente vence contra a Apple. E em todos os casos, é o usuário quem está se beneficiando de alguma forma.

É um sinal. Na verdade, vários sinais. É só ter a capacidade de entender quais sinais são esses.


Compartilhe