Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | Aplicativo do Google é um vírus? Como assim?

Aplicativo do Google é um vírus? Como assim?

Compartilhe

Um aplicativo de otimização de segurança presente nos smartphones da Huawei está rotulando o aplicativo do Google como um trojan, algo que gerou preocupações nos usuários mais desavisados.

O alerta saltou nos dispositivos Huawei, Honor e Vivo, que receberam alertas de “ameaças de segurança”, recomendando a remoção imediata do aplicativo do Google, que foi identificado como o malware ‘TrojanSMS-PA’.

O que está acontecendo aqui? Isso é realmente necessário? Estamos diante de um falso positivo? Ou é vingança da Huawei por causa dos bloqueios obrigatórios do governo dos Estados Unidos?

 

O que está acontecendo?

Usuários de Huawei P30 e P20, que anteriormente não enfrentavam problemas com as apps da Google e tinham versões Android totalmente licenciadas, rapidamente inundaram o fórum de suporte da empresa em busca de esclarecimentos sobre essa situação.

Para muitos deles, foi uma enorme surpresa. O aplicativo de otimização foi projetado para escanear e eliminar possíveis ameaças, e o app do Google não necessariamente se encaixa nessas categorias.

Bom, pelo menos não dessa forma. Pode sim monitorar o histórico de navegação do usuário e vender esses dados para empresas de publicidade, mas não é sobre isso o que estamos falando neste momento.

 

Mas… o que é exatamente o TrojanSMS-PA?

Este software malicioso tem a capacidade de enviar mensagens SMS de tarifa premium de forma autônoma, o que pode resultar em perdas financeiras significativas para os usuários, a menos que detectem a infecção a tempo.

A origem precisa dessa identificação (aparentemente errônea) não foi descoberta até o momento. Algumas especulações surgiram sobre a possibilidade de um conflito entre os dois aplicativos. Dada a natureza multifacetada do app do Google, é possível que o app Optimizer tenha interpretado erroneamente um de seus componentes, levando à marcação como ameaça potencial e exibição dessa mensagem de trojan.

 

Um silêncio que incomoda

A Huawei ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. Vivo e Honor também não emitiram comunicados oficiais. Mas tudo indica que é o app do Optimizer que deve receber uma atualização para corrigir a anormalidade.

Já um porta-voz do Google emitiu um comunicado ao site Bleeping Computer, informando que a notificação de segurança não foi acionada pelo Google Play Protect e, ao que parece, foi emitida por um dispositivo ou aplicativo não certificado sem permissão para fazer o download oficial das principais aplicações da Google.

A gigante de Mountain View ainda recomenda aos usuários afetados que entrem em contato com o fabricante do dispositivo para obter esclarecimentos.

Abaixo, o comunicado do Google, na íntegra:

Esta notificação de segurança não foi acionada pelo Google Play Protect e parece ser proveniente de um dispositivo que não é certificado pelo Play Protect e não tem acesso para baixar oficialmente os principais aplicativos do Google no Play. Recomendamos entrar em contato com o fabricante do dispositivo para obter mais informações. O Google Play é a única loja de aplicativos onde você pode baixar oficialmente os principais aplicativos do Google para Android. Todos os aplicativos do Google passam pelos mesmos testes rigorosos que todos os outros aplicativos do Google Play. Esses testes foram desenvolvidos para garantir que os apps sejam seguros e atendam aos padrões de qualidade do Google.

Controvérsia servida. E o mais importante é que você use todo e qualquer recurso para proteger o seu dispositivo. Mesmo que o software escolhido por você informe que o Google seja uma ameaça, em um falso positivo que, de forma irônica, esconde um pouco de verdade.


Compartilhe