Como identificar uma nova unidade de armazenamento no Windows | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Como identificar uma nova unidade de armazenamento no Windows

Compartilhe

Quando você instala fisicamente uma nova unidade de armazenamento no seu desktop ou notebook, existe a possibilidade dessa unidade ser corretamente identificada e reconhecida na BIOS do sistema, mas o Windows acaba não mostrando o periférico na seção de Dispositivos e Unidades que aparece em Meu PC (ou Meu Computador).

Tal cenário pode causar desconforto para os usuários menos experientes, mas a boa notícia é que este problema é bem fácil de resolver. Se a sua nova unidade de armazenamento aparece na BIOS mas não no Windows, é sinal que a mesma funciona corretamente e foi instalada como deveria, mas ainda existe um último passo para que a mesma esteja apta para o uso.

Nesse post, mostramos como você deve proceder para que o Windows identifique a sua nova unidade de armazenamento em poucos segundos.

 

 

 

Como identificar uma nova unidade de armazenamento no Windows

 

1. Digite Windows + R e, na caixa de linha de comando, digite ‘
“diskmgmt.msc” (sem aspas), e acesse o administrador de discos do Windows.

2. Selecione a unidade de armazenamento que não aparece corretamente identificada na lista que vai aparecer na janela principal do recurso, e associe uma letra para a unidade. Tal letra será a que usaremos para identificar a nova unidade daqui por diante.

3. No caso de ser necessário, também é possível formatar a unidade e associar a letra da mesma. É bem simples o processo, mas lembre-se em escolher o formato NTFS.

Se você seguiu os passos certos, você verá que a nova unidade de armazenamento, na rota Meu Computador > Dispositivos e Unidades, a nova unidade de armazenamento vai aparecer com a letra correta. Você pode acessá-la e começar a utilizar a mesma normalmente.

As unidades SSD com interface M.2 que utilizam o protocolo NVMe podem dar problemas em placas-mãe com BIOS antigas, de modo que é recomendado revisar a versão que você tem instalada e proceder a atualização da BIOS se necessário. Para obter as atualizações correspondentes, é preciso acessar o site do fabricante do processador, entrar na seção de suporte e buscar a opção de download do update.


Compartilhe