TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como funciona o aplicativo Celular Seguro | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Downloads | Como funciona o aplicativo Celular Seguro

Como funciona o aplicativo Celular Seguro

Compartilhe

Muito foi dito nas últimas semanas sobre o Celular Seguro, aplicativo lançado pelo Governo Federal que tem como principal objetivo agilizar o procedimento de bloqueio do telefone e da linha em casos de perda ou roubo do dispositivo.

Como era de se esperar, existe uma enorme desinformação sobre o aplicativo, motivado em grande parte pela divisão política que se estabeleceu no Brasil nos últimos 10 anos.

Como eu não tenho absolutamente nada a ver com essa treta e tenho compromisso com a informação, estou aqui para mostrar como funciona o Celular Seguro, além de explicar os seus principais pontos.

 

O que é o Celular Seguro?

O Celular Seguro apresenta uma espécie de “botão de emergência” que permite o bloqueio imediato do aparelho, linha telefônica e aplicativos financeiros em casos de roubo ou furto, oferecendo uma solução eficiente e rápida para a população em caso de incidentes com o dispositivo.

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em colaboração com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Celular Seguro é resultado de uma parceria estratégica para combater crimes relacionados a dispositivos móveis.

A plataforma busca transformar aparelhos roubados em objetos inúteis, reduzindo a atratividade do crime e desencorajando a receptação de dispositivos roubados.

Dessa forma, o número de telefones roubados ou furtados tende a cair, pois os criminosos não terão muito o que fazer com o dispositivo nas mãos.

É claro que os mesmos criminosos podem começar a vender em massa telefones inúteis para clientes otários, mas isso é outro departamento. E eu sempre peço um pouco de senso comum para as pessoas que adoram pagar pouco por qualquer coisa.

Em muitos casos, o barato sai caro. Neste caso em especial, mais caro do que você pode imaginar.

 

Por que o Celular Seguro é seguro (e necessário)?

Apesar dos 999.223 roubos e furtos de celulares registrados em 2022, o alto índice de subnotificação revela a necessidade urgente de uma solução como o Celular Seguro, considerando os obstáculos enfrentados pelos usuários para realizar bloqueios de linha e aparelho.

O TargetHD.net já produziu alguns artigos informando as medidas que o usuário deve tomar em caso de furto e roubo dos smartphones, mas isso não quer dizer que realizar os passos é algo simples e prático.

O simples fato do delay entre o deslocamento até uma delegacia (ou a produção do boletim de ocorrência em uma delegacia virtual) e a notificação junto à operadora ou bancos pode resultar em um enorme estrago na vida dos usuários.

Nesse meio tempo, contas nas redes sociais e aplicativos bancários podem ser explorados pelos criminosos de forma inescrupulosa. E essa agilidade no bloqueio oferecida pelo Celular Seguro é fundamental para minimizar os danos.

E para aquelas pessoas que adoram desenvolver teorias conspiratórias sobre qualquer coisa (e tendem a acreditar em qualquer bobagem compartilhada nas redes sociais e aplicativos de mensagens), eu tenho más notícias.

Para a infelicidade de vocês… o Celular Seguro é sim seguro.

O memorando assinado com importantes instituições financeiras, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander entre outros demonstra uma ampla adesão ao Celular Seguro, consolidando a iniciativa como uma ferramenta abrangente no combate a crimes cibernéticos.

Além das instituições financeiras, protocolos de intenções foram firmados com empresas como Google, Uber, 99 e associações do setor elétrico. A adesão das operadoras de telefonia Claro, Vivo e TIM reforça a abrangência do aplicativo.

Ou seja, essa ampla participação de empresas de diferentes frentes minimizam as chances de um grande plano do Governo Federal para roubo de dados em massa ou monitoramento de atividades dos usuários.

E se isso não acontecer, pode ter certeza de que eu serei o primeiro a alertar a população sobre as eventuais violações aos direitos individuais. Com fatos e provas, e não com teorias hediondas.

 

Como usar o Celular Seguro?

O aplicativo já está disponível para sistemas Android e iOS desde 20 de dezembro de 2023, e o serviço pode acessado pelo site Celular Seguro do Ministério da Justiça.

Para utilizar o Celular Seguro, os usuários precisam fazer o login através da conta gov.br, cadastrando detalhes como número de telefone, marca e modelo do smartphone e dados de contatos de confiança.

O sistema permite o registro de mais de um dispositivo, garantindo flexibilidade e abrangência no sistema de bloqueio. Afinal de contas, ficou comum ver o mesmo usuário com mais de um dispositivo (para uso pessoal e profissional).

O usuário pode cadastrar uma ou mais pessoas de confiança, as quais têm a capacidade de auxiliar na criação de ocorrências em seu nome, aumentando dessa forma a eficácia do sistema em situações de perda ou roubo.

 

Por que você NÃO deve testar a eficiência do Celular Seguro?

Alguns usuários mais desavisados estão caindo na besteira em testar a eficiência do Celular Seguro, criando falsos alertas de ocorrência. E esse é um erro grosseiro, pois os telefones são bloqueados de forma imediata.

Não dá para culpar essas pessoas. O normal para boa parte dos usuários é realmente testar como o app funciona na maioria dos casos. Mas neste caso, testar o Celular Seguro significa efetivamente emitir o alerta de perda, roubo ou furto.

Neste caso, se você decidiu testar o Celular Seguro e teve o smartphone, a linha telefônica e os apps bancários bloqueados, não há muito o que fazer a não ser entrar em contato com todas as empresas envolvidas para solicitar o desbloqueio dos serviços.

O procedimento é o mesmo para os usuários que conseguiram recuperar o dispositivo e a linha envolvidos no incidente. Cada fabricante, operadora ou banco possui a sua respectiva burocracia para o desbloqueio dos serviços.

O Celular Seguro, ao emitir alertas para instituições participantes após o registro de ocorrências, visa aprimorar constantemente suas funcionalidades. O bloqueio da linha telefônica através do chip, previsto para 9 de fevereiro, representa uma das futuras evoluções do serviço.

 

Conclusão: vale a pena?

De um modo geral, o aplicativo Celular Seguro é um dos avanços para reforçar as medidas de proteção aos dados dos usuários para reduzir os problemas resultantes do roubo ou furto do smartphone.

O aplicativo já tem mais de 1 milhão de usuários cadastrados, e essa rede colaborativa de prevenção tende a aumentar nos próximos meses.

Acreditar que o sistema existe apenas para obter os dados da população não apenas é uma crença vazia, como uma enorme desinformação. Nossos dados já são compartilhados com o Governo e várias outras entidades há muito tempo, e você nem sabe disso.

A não ser que você seja aquele tipo de pessoa que utiliza o smartphone para outro tipo de atividade ilegal como, por exemplo, compartilhamento de notícias falsas ou falsidade ideológica.

Neste caso, é melhor você ficar um pouco longe do Celular Seguro. Ele pode facilitar a sua prisão no futuro.


Compartilhe