Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como fazer o download de livros ePub de graça e de forma legal

Como fazer o download de livros ePub de graça e de forma legal

Compartilhe

A ascensão dos livros eletrônicos é uma tendência dos últimos anos, e eu acho isso muito válido. Para quem ainda não utilizou um Kindle na vida, não faz a menor ideia sobre a praticidade que é utilizar esse gadget de leitura.

Os dispositivos dedicados para a leitura de livros eletrônicos estão ficando cada vez mais avançados, e a biblioteca de livros em formato digital está cada vez maior e mais diversificada. Logo, é fácil entender por que os e-books estão ganhando toda essa popularidade. O conforto em carregar todo esse conteúdo em um dispositivo leve e continuar a ler um livro do ponto onde paramos são apenas dois dos motivos mais relevantes para investir o seu dinheiro em um dispositivo como esse.

Até mesmo para expandir o seu vocabulário com uma eficiência ainda maior durante a leitura do livro, já que é possível obter o significado de palavras sem sair do leitor é uma característica que faz toda a diferença para muitos leitores.

Mas… como conseguir livros no formato ePub sem ser considerado um criminoso?

 

Como obter um ePub de graça na internet

Existem muitas opções legais disponíveis para download de livros eletrônicos. O formato ePub é o mais popular e funciona bem com a maioria dos leitores, incluindo dispositivos dedicados e aplicativos para smartphones e tablets.

É claro que existem outros formatos para livros eletrônicos compatíveis com diferentes tipos de dispositivo. Como o mobi, que tem sua grande vantagem na compatibilidade. O único grande problema desse formato (que também é conhecido como AZW3) é que ele é exclusivo do Amazon Kindle.

De qualquer forma, fazer um download de um ePub é algo bem fácil: basta encontrar um site confiável que ofereça o serviço e localizar o botão de download.

Uma vez que o arquivo esteja devidamente armazenado em um computador, tablet ou smartphone, é possível exportar esse mesmo arquivo para um aplicativo de leitura. Se você usa um Amazon Kindle, é necessário realizar o processo para o software interno para que ele seja identificado, ou enviar o arquivo para um e-mail fornecido pela Amazon que vai armazenar automaticamente esse mesmo livro em formato digital na nuvem, dentro de sua conta na gigante de Jeff Bezos.

É importante verificar se o arquivo exportado é compatível com o leitor, para garantir que ele será executado no Kindle sem maiores problemas.

 

As vantagens dos e-books em relação aos livros impressos

Além da facilidade de transporte, os e-books são uma opção mais sustentável e amiga do meio ambiente. Os livros eletrônicos não usam papel ou tinta para serem produzidos, e não precisam ser transportados por caminhões ou aviões para chegar às livrarias.

Além disso, tanto os e-books como os dispositivos de leitura de livros eletrônicos podem ser atualizados facilmente, permitindo correções de erros ou atualizações de conteúdo sem a necessidade de imprimir novas edições.

Os e-books também oferecem maior acessibilidade às pessoas com deficiência visual ou auditiva. Com recursos como a conversão do texto em áudio, é possível ouvir o livro sendo lido por um recurso de software, dispensando a necessidade de olhar para a tela o tempo todo. E com a iluminação ajustável dos dispositivos de leitura, os usuários com problemas de visão podem se beneficiar da menor fadiga ocular para a leitura de longo prazo.

Os e-books também oferecem vantagens para os autores, permitindo que eles publiquem seus livros com facilidade, alcançando um público global sem precisar de uma grande editora. Os livros em formato digital são uma ótima opção para escritores independentes ou novos autores que desejam publicar seu trabalho sem gastar muito dinheiro.

 

Onde fazer o download de livros eletrônicos de forma legal

Pesquisar no Google por livros ePub de forma direta pode ser um problema, pois no meio de tantos resultados você certamente vai encontrar sites fraudulentos ou que oferecem livros eletrônicos de forma ilegal.

Mas como eu sou o seu amigo, decidi compilar alguns dos melhores sites que oferecem livros eletrônicos de forma legal, prática e descomplicada:

  1. Casa Del Libro: Essa rede de livrarias oferece um catálogo extenso de ebooks gratuitos que podem ser baixados a qualquer momento. Para fazer isso, você precisa se registrar no site, que está em espanhol e oferece uma grande variedade de títulos nesse idioma.
  2. InfoLibros: Possui mais de 3.000 livros gratuitos em formato PDF e ePub, tanto em espanhol quanto em inglês. Você pode navegar pelos títulos com diferentes formas de indexação, incluindo gênero, autor e idioma.
  3. Alexandria: O site oferece e-books gratuitos e totalmente legais em formato ePub, PDF e mobi. Você pode navegar pelos títulos por autor, título ou gênero.
  4. Open Library: Este é um projeto colaborativo que visa criar uma página da web para cada livro já publicado. Você pode encontrar livros gratuitos em vários formatos, incluindo ePub, PDF e mobi.
  5. Booknet: Oferece mais de 22.000 livros de mais de 6.500 autores. Você pode navegar pelos títulos por gênero, idioma ou autor.
  6. Libroteca: Possui quase 30.000 livros em vários formatos, incluindo PDF, Word, Html, TXT, RTF, CHM e ePub. Você pode pesquisar pelos títulos de várias maneiras, incluindo autor, título e assunto.
  7. Bubok: É uma loja online onde os próprios autores publicam suas obras. Você pode encontrar livros gratuitos e pagos em vários formatos, incluindo ePub.

Você também pode encontrar livros eletrônicos gratuitos em sites de bibliotecas, como a Biblioteca Digital Mundial e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Algumas editoras também oferecem livros eletrônicos gratuitos em seus sites, e vale a pena gastar algum tempo procurando por essas alternativas um pouco escondidas, mas disponíveis na internet.


Compartilhe