Os memes são a base da internet. É o que move a internet. Mais que a pornografia, eu desconfio. Especialmente quando falamos de redes sociais. Mais especialmente ainda quando falamos do Facebook. Aliás, os memes deixaram de ser uma exclusividade dos mais jovens, a ponto de sua mãe, sua tia e sua avó se apropriarem desse fenômeno.

Na verdade, os memes são uma nova parte da linguagem social, acredite você ou não. E, tal e como acontece com toda e qualquer linguagem, ela está evoluindo. E o Facebook está participando dessa evolução.

Desembarcou no Facebook nos últimos dias curiosos memes em três dimensões. E, como você já pode imaginar, esse novo conteúdo é carne fresca a ser viralizada. Por isso, esse post mostra como você pode começar a produzir os seus próprios memes em 3D.

 

 

Como fazer memes 3D para o Facebook

 

Não é tão difícil quanto parece, mas é preciso dedicar um pouco de tempo para que os seus novos projetos fiquem 100%.

Siga os passos:

– Antes de qualquer coisa, acesse esta página. Ela pode ajudar na inspiração. Para acessá-la, é preciso iniciar uma sessão com o Facebook ou Google. Um detalhe: essa página é bem lenta. Não estranhe.

– Uma vez nesse site, vá em Start Designing for Free, e depois em Create 3D Design.

– Aqui, vai abrir uma tela de montagem de memes. Arraste o meme ou a imagem que você quer transformar em meme 3D. Dê preferência para uma imagem com formato .jpg, mas o site também funciona com outros formatos.

– Dê um duplo clique sobre a imagem e faça a edição de posição, tamanho e outros parâmetros. Faça tudo com cuidado para não estragar a imagem. Para salvar o seu trabalho, na parte inferior direita dessa tela você tem o botão Export. Escolha o formato GLB.

– Agora, envie o trabalho para o Facebook. Basta arrastar o arquivo para a caixa de publicação. Atenção: não envie a imagem através do item ‘carregar imagem ou vídeo’, pois a rede social não vai reconhecer o formato GLB como imagem ou vídeo. Logo, você é obrigado a arrastar o item.

– Uma vez ali, a imagem em 3D vai demorar um pouco para carregar. Aqui, uma boa dose de paciência é bem vinda. Quando a imagem pode ser vista, clique em Publicar.

 

Pronto. Não é tão difícil, certo?