Compartilhe

Muita gente usa o Facebook todos os dias. Na verdade, 2/7 da população do planeta (nem sei se essa fração existe, mas… vamos lá: mais de 2 bilhões de pessoas) estão na rede social de Mark Zuckerberg que, por méritos próprios ou por conta de algum pacto que menino Zuck possui com algumas forças desconhecidas, se tornou a rede social mais popular do mundo.

Pensar que o Facebook destronou o Orkut, que era uma rede social que estava nas mãos do Google (que tem um poder gigantesco na internet) é constatar que todos nós testemunhamos algo épico na internet. Foi uma mudança sem precedentes, e que ainda está acontecendo, pois a dinâmica da web nos leva a crer que esse mundo conectado ainda está em constante transformação.

As pessoas estão no Facebook por motivos diferentes. Algumas por interesses comerciais, outras para ver memes, algumas outras tantas para encontrar pessoas para relacionamentos clandestinos, e várias outras finalidades que não vem ao caso abordar agora. Mas uma das coisas que muita gente quer fazer nessa rede social é o download de vídeos para armazenamento em seu computador.

O Facebook não facilita as coisas nesse aspecto, e poucas pessoas sabem fazer isso sem se verem obrigadas a utilizar um programa externo ou uma extensão do Google Chrome que atue como intermediário no processo. Na realidade, fazer o download de vídeos publicados nessa rede social é algo realmente fácil, e que pode ser feito a partir de qualquer publicação feita dentro dela.

Nesse post, vamos mostrar o processo, e dispensando o uso de aplicativos externos e plugins, o que é ótimo para os usuários mais precavidos com as questões de segurança do seu navegador web e seus dados (não é qualquer programa ou plugin que você vai sair instalando, certo?).

 

 

 

Como realizar os downloads de vídeos do Facebook (passo a passo)

 

 

Para realizar o download de qualquer vídeo no Facebook, você primeiro deve acessar a sua conta na rede social, utilizando o seu nome de usuário ou e-mail vinculado à conta e senha. Depois, procure o vídeo que você deseja salvar no seu computador.

Uma vez localizado o vídeo, clique na data de publicação do mesmo. Automaticamente, vai abrir uma nova janela, onde você pode acessar na barra de endereços do navegador o endereço da postagem do vídeo. Então, selecione tudo o que aparece nessa barra de endereços atrás do que está indicado como “facebook.com”.

Ao fazer isso e sem sair desse endereço de URL, o usuário deve pressionar a tecla “m” (faça isso sem deixar de manter a seleção do link) para depois pressionar a tecla ENTER.

Dessa forma, você vai entrar na interface móvel do Facebook dentro do seu navegador de desktop ou computador. Por causa disso, a página que será exibida vai parecer um pouco desproporcional, mas não se preocupe: isso é normal dentro do processo.

Então, na página que vai aparecer (que é desproporcional por causa da versão mobile), clique onde está indicado o Play no centro da imagem que aparece, para iniciar a reprodução do vídeo. Uma vez que o vídeo começou a rodar, clique sobre ele com o botão direito do mouse para aparecer a opção para download do vídeo.

O processo pode parecer trabalhoso, mas não é. Realize pelo menos uma vez, que você vai aprender a manha bem rápido.

E é isso. Dessa forma, você pode fazer o download de qualquer vídeo do Facebook de forma nativa, dentro da rede social, e sem utilizar programas externos ou plugins adicionais.


Compartilhe