Como evitar golpes nas compras na AliExpress

Compartilhe

Com o chamado “novo normal”, as pessoas naturalmente passaram a comprar mais pela internet. E e-commerces como Amazon, Mercado Livre e eBay se consolidaram de vez nos hábitos de compras online dos internautas brasileiros. Porém, um dos protagonistas desse segmento é asiático, que está cada vez mais próximo do Brasil, em todos os sentidos: a AliExpress.

O principal valor agregado da AliExpress em relação aos seus principais concorrentes está na oferta de produtos das mais diversas categorias com preços muito competitivos. É a combinação perfeita para muita gente.

Porém, tal e como pode acontecer em todas as plataformas de comércio eletrônico, os golpes podem acontecer. E podem acontecer com qualquer pessoa que decide investir o seu tempo e dinheiro nesses produtos. Por isso, explicamos nesse post alguns detalhes que você deve levar em consideração antes de realizar uma compra na AliExpress.

 

 

 

Dicas para evitar sofrer golpes na AliExpress

 

As principais dicas desse post estão relacionadas com a verificação das avaliações que os usuários dão ao vendedor, além de verificar o número de vendas dentro da plataforma e os comentários em relação ao serviço oferecido pela loja durante as negociações.

Esse conjunto de características indicadas no parágrafo anterior deveria ser a prioridade de qualquer comprador antes de realizar uma compra na AliExpress. Porém, a grande maioria acaba se entusiasmando com os preços muito atraentes, e esse é um erro quase infantil.

Se um preço de um produto está muito abaixo daquele que ele poderia valer (ou que realmente vale), o normal é sempre duvidar. E por duvidar que possa existir um produto tão barato assim, você vai dar ênfase para as observações explicadas previamente.

 

 

 

Modo de envio

 

Para comprar na AliExpress, uma coisa que você precisa ter, de forma obrigatória, é… paciência. Muita paciência.

O envio do produto pode demorar bastante (ainda mais agora, com tudo o que ainda está acontecendo ao redor do mundo). Por outro lado, existem várias empresas de envio de encomendas disponíveis, e dependendo daquela que você escolher, os custos de envio podem sair bem caros, mas a entrega acontece em um tempo muito menor.

É importante lembrar que todos os produtos que não ultrapassam o valor de US$ 50 são despachados em um pacote privado, e tendem a não pagar impostos quando chegam ao Brasil. Mas isso vai depender muito do vendedor e do produto propriamente dito.

 

 

 

Métodos de pagamento e garantias

 

O período de garantia de cada produto disponível na AliExpress deve ser de, pelo menos, um ano. Mas isso também pode depender de cada vendedor. Porém, é importante levar em consideração esse detalhe na hora de realizar uma compra dentro da plataforma.

É normal utilizar o cartão de crédito ou de débito para realizar pagamentos na AliExpress. Não use mecanismos alternativos ou que estão fora da plataforma, pois isso pode resultar em problemas enormes. Além disso, o site não aceita o PayPal como forma de pagamento para evitar inconvenientes.

Em caso de problemas no processo de compra e venda (principalmente nos casos de golpes por parte do vendedor), a AliExpress vai tentar mediar a situação, tal e como faria o PayPal.

 

 

 

Dicas finais

 

Leia muito bem a descrição de cada produto, considerando as especificações técnicas e até as diferenças dos tamanhos de roupas para cada região (M na China equivale a P ou PP nas Américas). E procure incorporar as dicas desse post como práticas comuns para as suas compras online em qualquer site.

Boas compras!


Compartilhe