Como escutar o áudio dos vídeos do YouTube em segundo plano no Android

Compartilhe

A esmagadora maioria dos usuários de smartphones utilizam o YouTube todos os dias para ver vídeos das mais diferentes categorias e, inclusive, para ouvir música. A plataforma substituiu a MTV para uma nova geração e, em alguns casos, faz muito bem o papel do Spotify, reproduzindo playlists musicais sem cobrar nada por isso.

Ou quase.

O YouTube sempre foi de graça, mas cada vez mais estamos recebendo publicidade que monetiza a plataforma, algo que quebra um pouco a experiência de uso. Mas muitos preferem as propagandas do que ver a sua fatura de cartão de crédito cada vez mais cheia de números no final do mês.

Tudo o que o Google quer é que você pague para usar o YouTube, e muitos usuários passam a considerar essa possibilidade de forma cada vez mais factível, só para evitar receber tanta propaganda. Além disso, a versão paga da plataforma de vídeos possui um dos recursos mais chamativos para quem gosta de música: a reprodução de conteúdos em segundo plano.

Este é um recurso que não está disponível para todos os usuários. Só quem paga para usar o YouTube tem tal funcionalidade. Eles, e aqueles usuários que usam de alguns truques que vamos indicar neste post.

 

 

 

Não é perfeito, mas é de graça

 

Alguns métodos no Android tornam possível a execução dos conteúdos do YouTube em segundo plano enquanto outros aplicativos seguem em execução no dispositivo. As dicas a seguir são as mais básicas e tendem a não entregar os mesmos resultados da versão paga da plataforma de vídeos. Mas ao menos são gratuitas, e é isso o que nos interessa nesse momento.

 

 

 

Use a multi-tarefa das últimas versões do Android

 

O Android já permite ter várias janelas de aplicativos abertos nas suas versões mais recentes. O Android 10 permite isso, em um sistema parecido com o passo a passo abaixo (que pode ser aplicado na maioria dos smartphones):

 

1) Abra um aplicativo qualquer no smartphone
2) Toque no canto direito da tela e arraste para o centro até que o menu de múltiplas janelas é aberto
3) Vá ao final da lista e procure pelo YouTube. Se ele não está aberto na lista, toque no ícone + e coloque o app na lista
4) Uma vez dentro da lista, toque e segure em cima do ícone do YouTube e arraste o item na metade inferior da tela
5) A interface se dividirá em dois: na parte de cima, o primeiro aplicativo aberto, e na parte de baixo, o YouTube. Ambos estão em execução, e você pode ouvir o áudio do vídeo com dois apps executando ao mesmo tempo

 

 

 

Use um navegador na versão mobile

 

1) Instale algum navegador web no seu smartphone Android (Chrome, Edge, Firefox, etc)
2) Abra no navegador o endereço youtube.com. Não use o buscador do Google; caso contrário, ele vai abrir o aplicativo
3) Navegue pelo site web do YouTube, e encontre o vídeo que você quer reproduzir
4) Abra o menu Configurações, tocando nos três pontos verticais no canto superior direito da janela, e escolha a opção “ver a versão do desktop”
5) A interface vai mudar. Então, reproduza o vídeo
6) Toque no botão Iniciar da interface do smartphone, e pronto: o vídeo vai para o segundo plano, com sua reprodução funcionando de forma ininterrupta.

 

 

 

Faça o download de um aplicativo complementar

 

Existem alguns aplicativos na Play Store que permitem a reprodução do vídeo em segundo plano, seja em uma janela flutuante ou fora da tela principal. Basta você fazer uma pesquisa dentro da loja oficial de apps do Google, e certamente você vai encontrar um software que vai atender às suas necessidades.


Compartilhe