Compartilhe

Perder o celular é um dos piores pesadelos para qualquer pessoa que gosta de ficar conectada com o mundo. O pior pesadelo? É alguém roubando o seu smartphone.

No dispositivo ficam salvos dados importantes, contatos e agenda, mas também informações bancárias, credenciais de redes sociais, entre outras informações consideradas vitais e relevantes. Hoje, a nossa vida está em um gadget, e por isso muita gente entra em pânico se o seu telefone é perdido ou roubado.

Se isso acontecer com você, a primeira medida a ser tomada é bloquear o dispositivo via iCloud ou Google. E, mesmo assim, ainda é possível ter acesso às suas contas e aplicativos se não existe um método de segurança ativo, como um padrão de desbloqueio, código PIN ou leitor de digitais.

Então, o que você precisa fazer para encerrar a sua conta do WhatsApp em caso de perda ou roubo, impedindo o acesso de suas mensagens por terceiros?

O WhatsApp oferece uma solução onde nem mesmo você pode desativar a sua conta de forma direta, e obrigatoriamente passa pelo envio de um e-mail para o WhatsApp. E é um processo bem simples:

1. Ligue para a sua operadora e relate o roubo, com o número do seu telefone.
2. Mande um e-mail para ‘support@whatsapp.com’ com o assunto: ‘Telefone roubado/extraviado: por favor desative a minha conta’, exatamente desse jeito.
3. O e-mail deve conter o seu número de telefone (o mesmo número associado com a sua conta no WhatsApp), no formato internacional, ou seja, com o código do país iniciado pelo símbolo +.
4. O WhatsApp vai destativar a sua conta temporariamente.

 

Para voltrar a ativar a sua conta, basta recuperar o seu número de telefone em um novo SIM card e entrar no WhatsApp. O aplicativo vai mandar um SMS com o código para ativar a conta, tal e como você faria com uma primeira instalação.

Se você não reativar a sua conta em até 30 dias, ela será eliminada em definitivo. Enquanto ela permanecer inativa, os seus contatos podem seguir enviando mensagens que você só verá quando a conta for reativada.


Compartilhe