Início » Dicas, Truques e Macetes » Como eliminar contas de usuário do Windows 10 de forma segura

Como eliminar contas de usuário do Windows 10 de forma segura

Compartilhe

Alguns de nós já caíram nessa situação: você compra um computador usado, ele está funcionando perfeitamente, vem com o Windows 10 instalado… mas porque ele pertenceu a alguém, o equipamento vem com uma conta de usuário previamente instalada. E essa conta não inclui os seus dados.

Uma das alternativas mais imediatas é a formatação do computador apenas e tão somente para o registro de sua conta de usuário como única no equipamento. Mas essa não é a solução mais prática do mundo: não vale a pena realizar tal procedimento apenas por causa da conta de usuário do Windows.

Você pode até cadastrar uma segunda conta de usuário para usar o Windows 10, mas a conta do antigo proprietário do computador vai ficar lá, perturbando em alguns momentos. O motivo? Essa conta antiga tende a ser a conta de administrador do computador.

Pois bem, existem formas de resolver isso sem maiores transtornos.

A Microsoft facilitou o processo de gerenciamento de contas do usuário no Windows 10, unificando todas as opções de administração de contas em um único lugar. Algo sempre positivo para uma tarefa que, no meio de tantas no sistema operacional, é considerada básica, mas muito importante dentro do ecossistema.

Nesse post, vamos explicar como é possível eliminar contas de usuário no Windows 10, e também como é possível criá-las de forma rápida, simples e segura. O processo é bem descomplicado, mas é altamente recomendável seguir o passo a passo, tal e como descrito aqui.

 

 

 

Como eliminar e criar contas de usuário no Windows 10

 

Na barra de busca do sistema, digite “adicionar, editar ou remover a outras pessoas” (sem as aspas), e selecione o primeiro resultado que vai aparecer na lista. Aqui, clique na seção Família e Outras Pessoas.

Você vai encontrar duas opções: adicionar um familiar ou adicionar outra pessoa. Se você não tem outras contas inseridas naquele computador, só vai aparecer a opção para criar uma nova conta. Se você tem alguma conta adiciona associada, pode eliminar essa conta nessa seção. Basta selecionar a conta a ser eliminada e escolher a opção eliminação que vai aparecer em um pequeno menu contextual.

Antes de confirmar a eliminação de contas de usuário no Windows 10, leve em consideração que não só desaparecerão tais contas, mas que também perdemos todos os arquivos e aplicativos associados à elas. Se existe algum arquivo que você não quer perder, faça uma cópia de segurança de todos os seus dados armazenados no Windows 10 antes de apagar o usuário associado.

Se uma conta de usuário está associada a uma conta da Microsoft, ela não vai perder os arquivos e dados armazenados na nuvem. Isso inclui as cópias de segurança e os elementos enviados para o OneDrive, assim como os e-mails, configurações específicas e todos os dados que a Cortana associa ao usuário em questão.


Compartilhe