Economizar dados no Twitter pode ser algo vital para o seu plano de dados. Tantas fotos e vídeos que chegam pela plataforma acabam pesando no consumo de dados, e mesmo com o Twitter Lite reduzindo consideravelmente esse consumo, toda economia é pouca.

A economia de dados no Twitter

O novo modo de economia de dados no Twitter é um dos ajustes que você pode adotar para economizar dados, mas existem alguns ajustes manuais que podem fazer a diferença com o passar do tempo.

Você ativa esse modo em Configurações e privacidade, nos ajustes do aplicativo padrão do Twitter. Vá em Uso de dados e marque a casa correspondente ao modo de economia de dados.

A configuração se aplica a todas as contas que você iniciou sessão no app do Twitter, e tem um efeito duplo que ajuda na economia de consumo de dados: 1) os vídeos deixam de ser reproduzidos automaticamente e 2) as imagens são carregadas com uma qualidade inferior.

O modo funciona como uma espécie de pré-configuração para os demais ajustes de uso de dados do Twitter. Quando ativo, alguns valores de configurações são alterados e/ou desabilitados, de modo que não podem ser alterados.

Entre os ajustes afetados, os vídeos de alta qualidade também são desabilitados, assim como a sincronização de dados.

As configurações são válidas tanto para o uso com dados móveis como no WiFi, mas dificilmente você nota a diferença. A qualidade das imagens é quase a mesma, e os vídeos não reproduzindo automaticamente é algo que você quer desde o começo.

Você ainda pode carregar determinadas imagens em alta qualidade, e para reproduzir um vídeo, basta tocar nele.

E para quem quer um maior controle no uso de dados no Twitter, é melhor realizar os ajustes manualmente. Mas para quem não tem tempo ou paciência para isso, o modo de economia de dados é a escolha.

Para usar o novo modo de economia de dados no Twitter, você não precisa ter a última versão do aplicativo. Ele está disponível para Android ou iOS, mas pode demorar um pouco para ser liberado no Brasil.