Compartilhe

Por mais que as telas OLED sejam excelentes na sua qualidade de imagem (e com uma tecnologia mais avançada), elas contam com alguns problemas. Nesse post, mostramos como você pode detectar áreas queimadas nesse tipo de tela.

 

 

Por que as telas OLED podem ficar queimadas?

 

 

As telas OLED oferecem tons negros reais, com um contraste muito mais elevado que as telas IPS, AV e QLED. Por outro lado, são telas que contam com um custo de fabricação maior e (o que é mais preocupante aos usuários) seus componentes orgânicos tendem a se degradar com o uso prolongado, principalmente quando as telas exibem imagens estáticas, como por exemplo o placar nas partidas de futebol.

Essa degradação das telas OLED resultam na aparição das áreas queimadas. Os pixels de uma área queimada perdem a intensidade de iluminação, ficando menos brilhantes. Qualquer tela com essa tecnologia pode sofrer desse tipo de problema.

 

 

Nos smartphones Android, o maior problema é a barra de status nas partes superior e/ou inferior da tela. Assim como os placares de eventos esportivos, é nessa área que os pixels da tela OLED podem ficar queimados.

 

 

Como saber se a sua tela OLED tem pixels queimados?

É algo bem simples. Basta reproduzir uma imagem de cor fixa por quatro segundos, e assim é possível detectar as áreas mais escuras na tela, o que é um claro indício que os pixels ficaram queimados naquele local.

A cor da imagem em reprodução não importa muito. Mas procure escolher uma cor muito viva e intensa, para que você possa identificar as áreas queimadas de forma mais simples.

 

 

 

O que fazer nesse caso?

Você pode entrar em contato com a assistência técnica do fabricante do seu dispositivo para pedir uma reparação de graça, caso o produto esteja na garantia.

Se a garantia já expirou, você também pode entrar em contato com a assistência técnica e pedir um orçamento de concerto. Seja claro no seu pedido, indicando o modelo correto do produto é que o mesmo conta com um problema de pixels queimados na tela, pois só dessa forma a assistência técnica pode fornecer o melhor orçamento possível.


Compartilhe