No mês de abril de 2018, usuários conhecidos como Prosox e Kuroi’SH hackearam a conta oficial do Vevo, alterando a miniatura, adicionando mensagens pró Palestina e removendo do YouTube o vídeo da canção ‘Despacito’ de Luis Fonsi e Daddy Yankee, na época, o vídeo mais visto da plataforma.

Agora, os jovens franceses de 18 anos de idade estão presos por esse ato. A prisão aconteceu em colaboração conjunta das autoridades francesas e norte-americanas, onde entre as acusações estão os crimes de hackear e alterar o conteúdo automatizado da conta Vevo no YouTube.

Não é a primeira vez que a dupla comete um delito desse tipo. Os dois já hackearam vídeos de artistas como Selena Gomez, Taylor Swift e Shakira, com a mesma técnica: troca de miniaturas e mensagens pró Palestina.

O Vevo conseguiu recuperar o vídeo de Despacito, que se encontra disponível no seu canal no YouTube. Recentemente, a empresa anunciou que vai fechar o seu site e aplicativo para centrar-se nos seus canais do YouTube.

Apesar de tudo parecer controlado, é muito provável que algo similar volte a acontecer. Ao longo do ano, vemos como contas de youtubers, celebridades e políticos foram hackeadas com facilidade.

 

Via Variety