Criar uma senha forte é sempre o método mais seguro para proteger os seus dados. O problema de não administrar corretamente as senhas pode resultar em brechas nos ataques de força bruta, ou na obtenção de senhas para vários serviços, caso a senha seja a mesma para vários.

Mesmo com todas as críticas no quesito privacidade, o Google Chrome conta com várias características avançadas para cobrir esse tema. Nesse post, mostramos como usar um gerador de senhas de forma eficiente com esse navegador.

 

 

Habilitando o gerador de senhas no Google Chrome

Esse recurso está ativo como padrão no navegador, mas se você precisar habilitar, digite o seguinte endereço no seu navegador:

chrome://flags

 

Na nova tela, procure pelo termo “password generation”, ou comece a escrever a frase em inglês e escolha o primeiro resultado que aparecer.

 

 

Ativando o gerador de senhas no Google Chrome

Para acessar diretamente a ativação do recurso sem precisar procurar por ele, digite o endereço abaixo na barra de endereços:

chrome://flags/#enable-password-generation

Depois de ligar o recurso, reinicia o navegador clicando em Relaunch Now.

 

 

Utilizando o gerador de senhas do Google Chrome

Basta o usuário colocar o cursor do mouse sobre um campo de senha, e o navegador vai sugerir uma. Basta clicar para definir a senha correspondente no campo de formulário.

Se você quiser mudar a senha ou em caso de nenhuma sugestão aparecer, é possível clicar no botão secundário do mouse no campo da senha e escolher no menu Gerar Senha.

 

Administrando as senhas

Vá em Configurações, e dentro do menu principal do aplicativo, clique em Opções Avançadas. depois, vá no item Administrar Senhas. Também é possível ir direto ao ponto, digitando a linha de comando abaixo na barra de endereços:

chrome://settings/passwords


É uma boa ideia concentrar tudo no Google Chrome?

Mesmo com a facilidade que a Google oferece em conectar todo o seu ecossistema de produtos e serviços, não é algo muito conveniente concentrar tudo em um só ponto, já que basta hackear uma conta para obter várias informações pessoais do usuário.

Se você usar o serviço de sincronização do Google Chrome e precisa de uma carteira de senhas online, é mais recomendado recorrer a uma solução de terceiros, que está protegida por uma senha diferente e o mais forte possível.