Se você só não está na internet quando não está dormindo (por motivos de trabalho, pela fácil conexão com amigos e familiares ou pelo vício mesmo), você tem um problema, especialmente se você é mais jovem. A necessidade de ficar por dentro de tudo pode isolar você do mundo ao seu redor, e em algum momento esse comportamento precisa mudar.

O Facebook é uma das empresas que mais trabalha para reduzir o tempo em que consumimos os seus produtos e serviços. O recurso que informa o tempo em que passamos na rede social já está presente no Instagram a algum tempo, e nesse post mostramos como você pode fazer o mesmo tipo de controle no Facebook.

 

 

Como controlar o tempo que você passa no Facebook

O Facebook estreou um novo recurso chamado “O seu tempo no Facebook”, que oferece o controle do tempo em que passamos na rede social.

 

 

Para encontrar o novo recurso, abra o app do Facebook, abra o menu de opções e acesse Configurações e Privacidade. Ali, você vai encontrar o novo recurso ‘O seu tempo no Facebook’. Se o item não aparecer, feche o aplicativo e abra novamente, ou atualize o app no dispositivo móvel.

 

 

Ao abrir a opção, você encontra um gráfico que representa a quantidade de horas por dia que você usa o Facebook, com os dias da semana em que ficamos mais tempo conectados.

 

 

Outra opção é o lembrete diário, permitindo a programação de um contador para que o Facebook avise quando passamos muito tempo na rede social. Uma mensagem alerta o usuário que é hora de parar de usar a rede social.

 

Também é possível mudar o que vemos no Facebook

O item também permite o ajuste do comportamento do Facebook, com funções que já estão disponíveis. Por exemplo, você pode priorizar o que você mais quer ver, para que você não perca tanto tempo procurando as contas que você mais segue, além de escolher os tipos de notificações que serão mostradas.

 

 

‘O seu tempo no Facebook’ ainda poderia ser mais completo, já que a maioria das suas opções já estavam disponíveis, perdidas no meio dos menus do Facebook. Mas pelo menos você conta com duas funções bem úteis para controlar o tempo que você passa na rede social.

O novo recurso já está disponível nos apps do Facebook para iOS e Android.