Como configurar um velho roteador como repetidor de sinal WiFi

Compartilhe

É comum nos dias de hoje as pessoas acumularem em suas casas dispositivos eletrônicos que não usam, mas que funcionam perfeitamente. Os roteadores são um claro exemplo disso. Mas eles podem ser utilizados como repetidor para melhorar a qualidade do seu sinal WiFi. Hoje, vamos mostrar como você pode fazer isso.

Se você tem um roteador guardado que funciona e conta com antena WiFi, ele pode atuar como um repetidor para amplificar o sinal do seu roteador principal, melhorando o WiFi em áreas da sua casa onde o sinal chega com pior qualidade.

Assim, você economiza na compra de um repetidor WiFi, além de ter um produto que vai fazer o mesmo com maior eficiência. Sem falar que é um dispositivo a menos no lixo, e o meio ambiente agradece.

 

 

 

Como usar o seu velho roteador como repetidor WiFi

 

O processo de configuração é bem simples. Basta seguir alguns passos para tudo funcionar.

Para começar, restabeleça a configuração de fábrica do seu roteador. Ligue o dispositivo na rede elétrica e pressione no botão correspondente ao reset, normalmente localizado na parte traseira do equipamento. Ao voltar para as configurações de fábrica, você pode se conectar na rede WiFi gerada pelo roteador sem digitar uma senha. Então, se conecte à rede WiFi do roteador resetado para continuar.

Agora é a hora de configurar o velho roteador como um repetidor de sinal WiFi.

Para isso, acesse o console web de configuração do roteador. Digite na barra de endereços do seu navegador 192.169.1.01. Para saber qual é o endereço exato do seu roteador, use o comando ipconfig na janela de comandos cmd do Windows 10. O dado que nos interessa aqui é “Porta de conexão predeterminada”.

Se você usa o Windows 10, também pode acessar o roteador a partir da lista de dispositivos em rede do sistema operacional. É a forma mais simples de acessá-lo, mas esse método está falhando muito nas últimas versões do Windows 10.

Uma vez acessado o console web de configuração do seu roteador, procure por um item que permite o ajuste para um repetidor de ponto de acesso WiFi. A forma de fazer isso é diferente em cada roteador, e não existe um formato universal.

Normalmente você vai encontrar na área de administração ou nas configurações do roteador, onde o item Modo Repetidor estará visível em algum lugar. Marque esse modo, salve as alterações e, a partir daí, vai abrir um anova ferramenta de detecção das redes WiFi próximas. Basta então você selecionar a sua rede WiFi principal, digitar a senha e clicar em Conectar.

Aguarde alguns segundos, e o seu roteador está configurado como um repetidor WiFi.

 

 

Conclusão

 

Com passos bem simples, você pode configurar aquele seu velho roteador que estava esquecido no fundo do armário como um repetidor de sinal. Assim, você não apenas melhora a qualidade de sinal da sua internet sem fio em sua casa, apartamento ou escritório como também contribui para um mundo mais sustentável, reutilizando um produto de tecnologia que, até então, estava obsoleto.

Sem essa dica, muito provavelmente esse roteador ia virar lixo eletrônico em algum lugar.


Compartilhe